Paroquial

Crianças e adolescentes da Paróquia de São João Batista recebem a primeira Eucaristia em Abril

O Tempo Pascal é um período de intensa atividade pastoral nas comunidades da Paróquia de São João Batista, quando crianças e adolescentes que participam dos encontros de formação da catequese recebem a primeira eucaristia.


Publicado em: 05/05/2024 18:37:00

Crianças e adolescentes da Paróquia de São João Batista recebem a primeira Eucaristia em Abril

Neste mês de abril, vestindo camisas brancas com os símbolos eucarísticos, os catequizandos participaram da procissão de entrada junto do padre que presidiu cada celebração e participaram da missa que foi celebrada, principalmente, para eles. As leituras também foram feitas por eles. Algumas missas foram presididas pelo pároco, Pe Geraldo Martins, e outras pelo Pe João Batista Barbosa. 

Em cada celebração, os sacerdotes enfatizaram a importância da presença de pais, avós, padrinhos e madrinhas de batismo nesse momento de tamanha importância na vida dos catequizandos. 

Explicando o Evangelho em linguagem acessível às crianças, destacaram que Jesus é o pão da vida, pois quem dele se alimenta alcança a vida eterna.  Pontuaram que a Eucaristia é alimento espiritual que santifica, fortalece e anima quem o recebe, motivando-o a fazer sempre o bem.

A partir das palavras de Jesus, pontuaram que quem se alimenta da carne e do sangue de Jesus permanece n’Ele e Ele permanece em quem comunga. Ou seja, ao comungar, a pessoa se torna morada de Cristo, ao mesmo tempo em que passa a morar n’Ele.

Também acentuaram que quem comunga deve assumir o compromisso de fazer sempre o bem: “Quem come o corpo de Jesus faz o bem, ajuda os pobres e foge do pecado, porque a Eucaristia fortalece para fazer as coisas do jeito de Jesus”, disse Pe Geraldo.

Os sacerdotes também pediram aos pais que se mantenham assíduos na participação da missa dominical e na alimentação da mesa eucarística: “Pais e mães, peço que deem testemunho de vida eucarística, fazendo da comunhão que você recebem um compromisso de ser expressão de Cristo para as pessoas, na prática do bem, na partilha e em tudo aquilo que nos santifica”, reforçou Pe Geraldo.

Para concluir, enfatizaram a importância do testemunho de toda a comunidade: “Procurem se identificar com Jesus Cristo, assumindo a responsabilidade de ser exemplo para as crianças. Como Jesus, sejam alimento para os outros. Quando alguém comunga o corpo e o sangue de Jesus sem me preocupar com o outro, a comunhão não é verdadeira. Ela só é verdadeira quando nos leva a nos esforçar para ser como Cristo para o outro, Ele que se entregou a nós para que tenhamos a vida em abundância”, falou Pe Geraldo. 

“Que essas crianças que hoje recebem a primeira Eucaristia possam sempre se aproximar da mesa do Senhor para se nutrir desse alimento que é vida para todos nós”, concluiu.