Pe. Nequinho preside 6º dia da novena e reforça compromisso com os pobres

A Paróquia São João Batista celebrou, no último sábado (20), o sexto dia da novena em honra ao seu padroeiro. Com o tema “Testemunhas da pobreza evangélica”, inspirado na primeira Exortação Apostólica do Papa Leão XIV, Dilexi te (“Eu te amei”), sobre o amor para com os pobres (parágrafos 63 a 67), a celebração foi presidida pelo padre Antônio Silva da Paixão, conhecido como Pe. Nequinho, que atualmente está um ano sabático e residindo em Viçosa.

A organização litúrgica da missa ficou a cargo das comunidades rurais da paróquia. Já a cozinha e as barraquinhas foram de responsabilidade das comunidades Divino Espírito Santo e São Pedro. Agentes dos Grupos de Reflexão participaram da procissão do ofertório, doando alimentos que comporão a cesta básica mensal distribuída aos pobres.

Em sua homilia, Pe. Nequinho ressaltou a importância da celebração do padroeiro para o crescimento espiritual e identitário das comunidades, fortalecendo o sentido de pertença à Igreja de Cristo. Ao refletir sobre o tema do sexto dia da novena, apresentado no banner, explicou sua origem na Exortação Apostólica do Papa Leão XIV e destacou exemplos de santos como Francisco de Assis, Domingos de Gusmão e Santa Clara, que fizeram opção pela pobreza como forma de amar e cuidar de Jesus na pessoa dos pobres e necessitados.

O sacerdote também abordou a figura de São João Batista, lembrando que ele poderia ter seguido a tradição sacerdotal de seu pai e ocupado uma posição respeitada na comunidade, mas escolheu o caminho da pobreza. Outro ponto destacado foi o simbolismo das colunas da igreja e como são 16, sugeriu  que cada uma delas represente uma das 16 comunidades da paróquia. “As comunidades são as verdadeiras colunas da paróquia”, afirmou.

Ainda durante a homilia, refletiu sobre o Evangelho do dia, reforçando o ensinamento de Jesus sobre a confiança em Deus e a não preocupação excessiva com o futuro. Ao final, convidou a assembleia a entoar o canto Amor eterno: “Com amor eterno eu te amei, dei a minha vida por amor. Agora vai, também ama o teu irmão”, destacando-o como uma verdadeira profissão de amor cristão.

Após as homenagens e orações a São João Batista, os fiéis participaram de um momento de confraternização nas barraquinhas, animado pela banda “Chamego Bom”. Crianças e adultos também aproveitaram para fazer registros fotográficos junto à decoração da festa e no Memorial Dom Luciano.

 

Veja AQUI nossas fotos.

 

Compartilhe em suas redes
Confira outras notícias