
No penúltimo dia da novena São João Batista, segunda-feira (22), o tema proposto para reflexão foi “Os pobres na Doutrina Social da Igreja” (Exortação Apostólica do Papa Leão XIV, Dilexi te, parágrafos 82 a 102).
A missa foi presidida pelo Pe. Luiz da Paixão, pároco da Paróquia São Silvestre, em Viçosa (MG) e concelebrada pelo pároco, Pe. Geraldo Martins, Pe. João Batista Barbosa, vigário paroquial da paróquia São Sebastião em Ervália (MG) e Pe. Antônio Claret Fernandes, vigário auxiliar da Paróquia N. Sra. da Conceição em Congonhas (MG). A liturgia foi organizada pela Comunidade Santa Luzia.
Padre Luiz Paixão expressou sua alegria em presidir a liturgia, destacando o forte sentimento de acolhimento da comunidade que o faz se sentir em casa. Em sua homilia, utilizou o testemunho do padroeiro para convidar os fiéis a refletirem sobre a verdadeira essência do amor cristão, que se manifesta no cuidado concreto com o próximo.

Pontuou que o sofrimento humano, muitas vezes, decorre do distanciamento dos ensinamentos divinos e da busca por falsos deuses. “Não é que Deus abandone o Seu povo, mas é o próprio povo que escolhe abandonar a Deus”, contextualizou o sacerdote, alertando que decisões impensadas sempre trazem consequências negativas.
Fundamentado no Evangelho de João, o padre enfatizou que o amor a Deus não pode se limitar ao discurso. Ele citou a passagem bíblica que confronta a incoerência de quem afirma amar a Deus, a quem não vê, mas negligencia o irmão a quem vê.
Segundo o religioso, o Sermão da Montanha, proferido por Jesus Cristo, propõe uma mudança prática e um jeito novo de se relacionar, transformando a convivência diária ao tratar o outro como irmão.
A homilia também trouxe um alerta severo contra o hábito do julgamento e da hipocrisia. Utilizando a metáfora bíblica do cisco no olho, padre Luiz reforçou que, antes de apontar os erros alheios, cada indivíduo deve examinar as próprias falhas.
Ao final, alinhado ao tema central da novena, que convida à caridade e ao serviço aos mais necessitados, o sacerdote concluiu que a vida consagrada e a devoção se provam no cuidado amoroso com os necessitados. Para concluir, fez uma prece a São João Batista, pedindo que a comunidade viva uma fé autêntica, pautada no serviço e amor ao próximo.
Após as orações e louvores a São João Batista, os fiéis se reuniram nas barraquinhas, com comidas e atividades típicas de festa junina. Os alimentos foram preparados e servidos pela Comunidade Nossa Sra. Aparecida e a música foi animada por Aldair Santana e banda.




Veja AQUI as nossas fotos – trabalho do fotógrafo Bruno Alves.