Divino Espírito Santo


                                                                                                              

Comunidade Divino Espírito Santo: Laranjal e Bairro Boa vista

Nascimento sempre envolve dor e não foi diferente com a comunidade Divino Espírito Santo. Em Dezembro de 2001, se ouviu falar pela primeira vez da possibilidade de separar as comunidades Amoras e Laranjal (Bairro São José). O crescimento das comunidades e maior participação das pessoas na Igreja passaram a exigir uma demanda maior das pastorais. A separação foi efetivada em Janeiro de 2002 e o Conselho Comunitário de Pastoral da nova comunidade foi o mesmo que atuava no Bairro Amoras, com pequenas mudanças. Em seu primeiro ano de vida, a comunidade não dispunha sequer de paramentos para as celebrações. Éramos somente nós, Deus e a vontade imensa de trabalhar e construir uma comunidade. Em Março de 2002, foi realizada uma eleição para escolha do padroeiro. Não podia ser São José, o qual dá nome ao bairro, pois ele já era padroeiro de uma comunidade rural. Escolhemos, então, Nossa Senhora das Graças, mas o então Pároco Padre Elias não autorizou que duas comunidades próximas tivessem Nossa Senhora como padroeiras.

Em 2003 fizemos outra eleição e escolhemos o Divino Espírito Santo. Em Maio de 2003, na reunião do conselho surgiu o pensamento de compra de um terreno para construção de uma capela. Depois de muitas conversas, reuniões e negociações, o sonho saiu do papel. A seguir, foram meses de eventos, feijoadas, festivais de sorvete, almoços, rifas e festas. Nossa primeira festa do padroeiro foi uma benção! A procissão de entrega saiu da Matriz de Santa Rita e foi conduzida pelo Padre Alvimar. Passada a festa, era tempo de voltarmos aos trabalhos. No dia 13 de Julho de 2003 fizemos nossa II Assembleia Comunitária de Pastoral, onde discutimos questões voltadas para o crescimento e promoção das pastorais da comunidade, valorizando sempre a vida. Implantamos a Pastoral da Criança, e o Grupo de Jovens. Em Janeiro de 2004, o Pároco Padre Paulo Dionê transformou o Bairro Boa Vista em um setor independente, mas assistido pastoralmente pela comunidade Divino Espírito Santo. Fevereiro de 2005 chegou e com ele a nova Paróquia de São João Batista.

Os desafios aumentaram, pois não tínhamos mais a estabilidade proporcionada pela Matriz de Santa Rita. Deveríamos nos unir, ainda mais, para conseguirmos alcançar qualquer objetivo. Depois de muitas reuniões com o nosso Pároco Padre Walter, com os arquitetos e com a comunidade, além das inúmeras negociações com a prefeitura, o projeto foi aprovado e, no começo de 2008, a tão sonhada obra da construção teve início. Depois de muitas dificuldades, conseguimos quitar as dívidas contraídas e hoje celebramos em uma capela coberta, com contra piso, quase toda rebocada no interior e o mais importante: temos Jesus Eucarístico! Em setembro de 2008, realizamos a V Assembleia Comunitária de Pastoral do Conselho Divino Espírito Santo, onde foram traçadas metas e propostas visando à unidade e união entre a paróquia e as comunidades, tendo sempre como foco Jesus Cristo.

Um novo conselho assumiu os trabalhos pastorais. Hoje, depois de muitos tropeços, lutas e desafios, as coisas têm caminhado bem e as pessoas estão participando mais da vida da comunidade. Deus tem se revelado a cada membro do conselho e a cada dia temos buscado fazer a Sua vontade! (Texto escrito por Elisângela da Silva Barbosa em Janeiro de 2009, baseado em informações contidas nas atas das reuniões do CCP Divino Espírito Santo, das Assembleias Comunitárias de Pastoral e nos relatos de Maria da Conceição Arruda Mendes e Maria Inês da Silva).

Conselho Comunitário de Pastoral Divino Espírito Santo

Coordenadora Comunitário: Maria do Carmo Ramos

Vice Coordenadora Comunitário: Josefa Mauricio da Silva Souza

Tesoureiro: Maria do Carmo Freitas

Secretária: Júlia Barroso Carvalho

Zeladoras: Rita de Cássia Miranda e Ana Bailon

Coord. da Catequese: Nilce do Carmo

Maria das Graças Loti P. Lima

Coord. da Liturgia: Carla Joaquina Ramos

Vice Coord. da Liturgia: Michele 

Coord. da Pastoral do Dízimo: João Clemente Macedo

Coord. da Pastoral da Acolhida: Ana Rita Ferreira

Vice Coord. da Pastoral da Acolhida: Maria Auxiliadora 

Coord. dos Grupos de Reflexão: Márcia Cristina de Oliveira

Vice Coord. dos Grupos de Reflexão: Maria da Graças Ferreira

Coord. da Pastoral da Esperança: Joana Batista Ferreira

Coord. da Pastoral da Criança: Janaína Costa

Coord. da Pastoral do Batismo: Maria Inês da Silva

Vice Coord. da Pastoral do Batismo: Maria Ferreira Alves