São Judas Tadeu


A construção da Igreja foi iniciada em 1982 por um grupo de cursilistas num terreno doado pelo Sr. Geraldo Amaral. Um dos integrantes do grupo, Sr. José Ferreira fez a planta e no início, a construção foi orientada pelo Sr. José Damasceno, também cursilista. Como os recursos eram poucos, a construção era feita aos sábados e feriados por voluntários, pedreiros, serventes e outros auxiliares.

Para que todas as obras fossem realizadas estava à frente Maria José Mollica Vidigal que, com autorização de Pe. Carlos dos Reis Baeta Braga começou as intermináveis campanhas pró-construção fazendo rifas, bingos e barraquinhas, contando sempre com donativos de amigos, familiares e devotos que alcançando, sempre graças por intercessão de São Judas, foram generosos em suas contribuições. O corpo da igreja tem 220m2, com capela do Santíssimo, sacristia, dois banheiros e um escritório, debaixo da torre. Anexo à igreja funciona uma creche e uma escola com quatro salas de aula, uma cozinha e quatro  banheiros. A escola e a creche são mantidas pela prefeitura.

Depois de construída a igreja a Sra. Leonora Amaral doou mais três metros de terreno para que o muro de divisa não ficasse tão colado à igreja. O relógio da torre foi doado pelo Sr. Almiro Mollica  e a cruz grande do fundo do altar pela Sra. Ritinha Mollica, pais da Dª Maria José Mollica Vidigal. A igreja de São Judas Tadeu foi inaugurada por D. Luciano Mendes de Almeida em 28 de outubro de 1989. Naquela época a comunidade da barrinha contava com menos de 50 casas e os problemas sociais eram muitos. Hoje o bairro cresceu bastante e tem uma comunidade muito religiosa e participativa, juntamente com a Cidade Nova e Colônia fazem parte da Comunidade São Judas Tadeu.

Há 21 anos é feita a procissão de São Judas Tadeu no dia 28 de outubro, com incalculável número de pessoas.  Ao longo desses anos muita coisa boa aconteceu, muitas graças foram alcançadas e a comunidade se manteve na perseverança e na fé. Recentemente foi inaugurada, em frente à igreja, uma gruta de Nossa Senhora de Lourdes que tem tocado os corações de todos que por lá transitam.

Conselho Comunitário de Pastoral São Judas Tadeu

Coordenador Comunitário: Cleiton Tiago do Amaral

Vice Coord.Comunitário: Edvando José Matias

Tesoureiro: Márcia Rocha

Secretária: Natália

Coord. da Catequese: Jaqueline Maria Ferreira

Coord. do Batismo: Maria Bráz Moreira Silva

Vice Coord. do Batismo: Dalva de Fátima Fialho

Coord. da Liturgia: Raquel Almeida Magalhães

Vice Coord. da Liturgia: Renner Venâncio Amaral

Coord. do Dízimo: Natália Aparecida da Silva Moreira

Vice Coord. do Dízimo: Carmem Lúcia F. Do Carmo

Coord. Grupos de Reflexão: Luzia Silva Miranda

Vice Coord.  Grupos de Reflexão: Mercês Nascimento Souza Rocha

Grupo de Jovens: Karen Gabrielly da Silva e 

Victória Aparecida Magalhães