Missa com Unção dos Enfermos emociona fiéis no sexto dia da novena

No sábado, 20 de junho, a Paróquia São João Batista, em Viçosa (MG), celebrou o sexto dia da novena em honra ao padroeiro com uma missa pelos enfermos e idosos. A celebração, realizada às 16h na igreja matriz, incluiu a administração do sacramento da Unção dos Enfermos, presidida pelo pároco, padre Geraldo Martins.

Durante a homilia, o sacerdote manifestou seu carinho com os doentes e idosos, destacando o valor desse grupo para a comunidade e reconhecendo a importância do trabalho dos Ministros da Eucaristia, que os visitam regularmente em nome da Igreja. Padre Geraldo também explicou o significado da Unção dos Enfermos, um dos sete sacramentos da Igreja Católica, cuja finalidade é oferecer consolo, paz, fortalecimento espiritual e cura.

O pároco recordou que, no passado, o sacramento era conhecido como “Extrema Unção” e frequentemente associado apenas aos momentos finais da vida. Segundo ele, a Igreja aprofundou sua compreensão, ressaltando que os sacramentos são sinais de vida e graça. Atualmente, a Unção dos Enfermos é indicada não apenas para doentes graves, mas também para pessoas idosas, a partir dos 60 anos, mesmo que não estejam com saúde debilitada.

Fundamentando-se na Carta de São Tiago (5,14-15), padre Geraldo destacou que o sacramento expressa o cuidado amoroso de Deus e fortalece o fiel para enfrentar o sofrimento com esperança e confiança: “Devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, e tudo o mais nos será dado por acréscimo”, disse.

Em sintonia com o tema da novena deste ano, inspirado em documento do papa Leão XIV sobre a preferência de Deus pelos pobres, o sacerdote lembrou que Cristo, “sendo rico, se fez pobre para nos enriquecer com sua pobreza”, destacando que aqueles que colocam o Reino de Deus em primeiro lugar vivem essa lógica evangélica.

Após a oração própria do rito, os idosos e enfermos presentes receberam a unção com o óleo consagrado pelo bispo na Missa do Crisma, sendo ungidos na fronte e nas mãos.

Aparecida Zolnie, da PASCOM, descreveu com emoção a celebração dizendo ser sua preferida em toda a novena: “Meus pais gostavam muito dessa missa e aqui sinto muitas saudades deles. Fico contemplando nossos idosos e refletindo sobre a brevidade da vida”, sublinhou.

Também Tereza Cardoso, da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, falou que a missa foi de muita emoção e carinho com os doentes e idosos. “Rezei pelo pai que não esteve presente, pedindo a Deus saúde para mim e para ele”, pontuou.

Ao final da celebração, a comunidade se reuniu no átrio da igreja para um momento de confraternização, com partilha de café, chá e lanches, organizada pela Fraternidade São Camilo de Lellis.

Clique AQUI para ver outras fotos.

Compartilhe em suas redes
Confira outras notícias