Publicado em: 09/07/2025 19:02:00
As crianças Pedro Antônio e Vitor Leonardo, que vieram da cidade de Mafra (SC), cantaram durante a celebração e, no final, entoaram o hino ao Dom Viçoso e o hino da família.
Além delas, também houve a participação dos alunos e dos professores do Colégio Dom Viçoso, de Mariana (MG), pessoas advindas da cidade Dom Viçoso (MG), de Viçosa (MG), de Belo Horizonte, autoridades locais e os marianenses.
Outra celebração foi feita da Catedral da Sé, as 19 horas, também presidida por Dom Airton, concelebrada pelo Bispo Emérito de Oliveira, Dom Francisco Barroso Filho, pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Danival Milagres Coelho e demais padres do clero marianense.
Em sua homilia, Dom Airton relembrou a trajetória de Dom Viçoso à frente da Arquidiocese de Mariana entre os anos de 1844 e 1875, ainda durante o Império.
“Nós agradecemos a Deus por este dia de hoje em que nós nos lembramos da morte do venerável Dom Antônio Ferreira Viçoso, bispo de Mariana e conde da Conceição. Conde da Conceição, porque foi Conselheiro do Imperador. Nesse tempo que Dom Viçoso viveu aqui, celebrou tantas vezes aqui nesta Igreja Catedral. A história nos liga de modo muito interessante a pessoa dele, pois nós vamos utilizando algumas coisas que ele mesmo usou na época, por exemplo, o báculo que hoje eu uso aqui nesta Santa Missa. Normalmente, eu uso o báculo da minha ordenação episcopal, mas esse báculo é o báculo que Dom Viçoso usava. Então, isso tudo nos alegra. Trazer para nossa memória, para os dias de hoje, uma pessoa tão significativa como Dom Viçoso. Queria convidar a todos para trazermos na nossa lembrança, no nosso coração, a figura de Dom Viçoso. Um homem valoroso que trouxe para a Igreja de Mariana, naqueles tempos, estabilidade, orientação, disposição, e presença de pastor”, relembrou o prelado.
Ainda em sua homilia, ele ressaltou que o Padre Marcelo Moreira Santiago, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Mariana (MG), será responsável, a nível de Arquidiocese, para acompanhar o processo de Beatificação e Canonização de Dom Viçoso.
Para Dom Danival, participar desse momento é uma alegria, uma vez que a história da Arquidiocese de Mariana é rica, através de tantas pessoas que deixaram seus testemunhos de fé e santidade.
Para ele, “Dom Viçoso é um desses bispos, que deixou a sua marca, aquele que soube congregar o nosso clero, através de reformas e deixar a marca da santidade pelo seu exemplo e testemunho de vida. Portanto, celebrar os seus 150 anos é renovar o compromisso de dar testemunho do seu legado e, ao mesmo tempo, de convidar os fiéis para expressar a sua fé, invocando a intercessão de Dom Viçoso, suplicando a graça de um milagre e de um dia vê-lo em nossos altares”, destacou.
Ao final da cerimônia, rezou-se a oração pela Beatificação do Venerável e, logo após a benção final, os celebrantes dirigiram-se para a Cripta para fazer uma oração especial em sua intenção.
Texto: Dacom/Arquidiocese de Mariana
Fotos: Paulo Cesar Gouvêa Dacom/Arquidiocese de Mariana
Fonte: Arquidiocese de Mariana
Leia outras notícias