Arquidiocesanas

Arquidiocese de Mariana realiza live de lançamento da 6ª Semana Social Brasileira

Uma comissão arquidiocesana, tendo à frente o coordenador arquidiocesano de Pastoral, padre Edmar José Silva, foi composta para organizar as atividades da Semana que se estenderá até 2023. A live será o marco de abertura da Semana na Arquidiocese de Mariana.


Publicado em: 03/07/2021 08:05:00

Arquidiocese de Mariana realiza live de lançamento da 6ª Semana Social Brasileira

Na próxima quarta-feira (07), a Arquidiocese de Mariana lançará, de modo on-line, a 6ª Semana Social Brasileira (6ª SBB) nesta Igreja Particular. Com o tema central “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”, a 6ª SBB é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora, e tem o envolvimento ativo das pastorais sociais da Igreja Católica, dos movimentos populares do campo e da cidade, de organizações da sociedade civil, igrejas cristãs, povos indígenas e comunidades tradicionais.

De acordo com a representante leiga da Dimensão Sociopolítica, Silene Gonçalves, “a 6ª SSB tem a missão de articular pessoas de boa vontade, famílias, Igrejas, movimentos sociais e populares, e a sociedade brasileira mobilizadas em um ‘Mutirão pela Vida’, construindo o bem-viver sem desigualdades, discriminações e preconceitos, propondo e assumindo ações concretas para conquista da Terra, Teto e Trabalho para todas as pessoas, especialmente, as mais pobres”. “É fundamental que todos e todas nos engajemos neste grande mutirão”, enfatiza.

O evento será às 20h e terá a transmissão pelas redes sociais da Arquidiocese de Mariana (YouTube e Facebook) e pela página no Facebook da Escola de Fé e Política Dom Luciano. À ocasião, participarão do lançamento: o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Edmar José da Silva, a representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Letícia Oliveira, a presidente do Conselho do Laicato da Arquidiocese de Mariana (CLAM), Sônia Maria Barbosa, e o padre Marcelo Moreira Santiago. A mediação será feita pela representante leiga da Dimensão Sociopolítica, Silene Gonçalves.

Sobre a 6ª SSB

A 6ª Semana Social Brasileira foi aprovada na 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2019, e se insere num processo amplo de colaboração para a transformação da sociedade com a pastorais sociais, movimentos populares, organizações sociais e igrejas. Os mutirões pela vida da 6ª SSB vão até 2023.

O objetivo imediato da 6ª SSB “é sensibilizar a sociedade, mobilizar e articular forças sociais, fortalecer e multiplicar as lutas por direitos para desencadear novos processos de luta e de organização populares em torno do desafio/apelo/exigência maior de nosso tempo: ‘nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que provém do trabalho”, nota o professor e teólogo Francisco de Aquino Júnior ao lembrar o discurso do Papa Francisco aos participantes do Encontro Mundial dos Movimentos Populares, em 2014, em artigo publicado no site ssb.org.br.

Fonte: www.arqmariana.com.br

Leia outras notícias