Publicado em: 26/09/2024 14:28:00
O evento, realizado pelo Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom) e pela Pastoral da Comunicação (Pascom), reuniu mais de cem pessoas, entre agentes da Pascom, profissionais da área, sacerdotes e expositores, na Paróquia Divino Espírito Santo, em Ouro Branco (MG).
A programação contou com uma mesa redonda que abordou a espiritualidade do comunicador e os papéis das rádios, TVs e mídias sociais na evangelização. Segundo a publicitária Flávia Borges, a espiritualidade do comunicador deve ser transbordante, ou seja, uma comunicação que nasça do coração. “Às vezes, a gente fica muito preso no fazer e esquece o principal que é o ser, que é a nossa espiritualidade”, constatou.
Realização da mesa redonda abriu a programação do dia.
Por sua vez, o jornalista João Eduardo Santana abordou o tema “Rádio e TV: ainda há espaço para esses meios tradicionais? Como as paróquias podem se inserir nesse meio?”. Em sua colocação, o profissional do grupo Itatiaia reforçou a importância que esses meios de comunicação ainda têm na sociedade, especialmente, no que diz respeito à credibilidade.
Fechando a mesa redonda, a agente da Pascom, Laene Medeiros, abordou o tema “Mídias Sociais: lugar de missão/evangelização”, destacando a importância de mudarmos a concepção de mídias sociais como ferramentas para lugares de evangelização, ampliando o conceito de agentes da comunicação para missionários da Igreja. Na oportunidade, a integrante do Grupo de Discussão de Comunicação (GDCom) da Arquidiocese de Mariana provocou os presentes sobre a diferença entre comunicação e evangelização nas redes sociais, destacando que o centro da nossa comunicação deve ser Jesus Cristo.