Arquidiocesanas

Forania de Viçosa promove 4º encontrão dos Grupos de Reflexão

No domingo 24 de agosto, as 14 paróquias da Forania de Viçosa se reuniram na capela de Santa Edwiges, comunidade do Novo Silvestre, para o 4º Encontrão dos Grupos de Reflexão, que teve por tema “Peregrinos de Esperança promovendo a fraternidade e o cuidado com a Casa Comum”.


Publicado em: 30/08/2025 09:36:00

Forania de Viçosa promove 4º encontrão dos Grupos de Reflexão

A capela de Santa Edwiges localizada no bairro Novo Silvestre, Paróquia São Silvestre, esteve lotada de agentes dos Grupos de Reflexão das 14 paróquias da Forania de Viçosa que se reuniram em um importante momento de fraternidade, alegria e louvor. O encontro teve início às 12h30 na entrada do bairro, de onde os participantes seguiram em caminhada até a capela.

Padre Geraldo Martins, pároco da Paróquia São João Batista, proferiu a palestra refletindo sobre o tema do encontro. “Ele explicou que não somos andarilhos, mas peregrinos cheio de esperança e que a esperança é irmã da paciência. Por isso, enquanto caminhamos, precisamos ter muita paciência com nossos irmãos”, informou Regiane Fonseca, da Paróquia de São João Batista.

Padre Geraldo Martins também disse que o Grupo de Reflexão é um importante espaço de catequese para adultos, que aproxima as pessoas e fortalece a amizade entre elas. “O Grupo de Reflexão ajuda a aprofundar o sentido da Palavra de Deus, ligando fé e vida”, disse o pároco da São João Batista.

Segundo padre Geraldo, os grupos são como canteiros que fazem surgir novas lideranças para a atuação nas comunidades. “Eles não são um fim em si mesmos, mas meios para tornar a Palavra de Deus presente na vida das pessoas. É um olho na Bíblia e outro na realidade”, destacou.

O palestrante também pontuou que as pessoas que participam ativamente dos Grupos de Reflexão relatam um crescimento nas relações interpessoais, aprendem a falar em público, aprofundam o conhecimento da Palavra de Deus e desenvolvem uma visão de Igreja mais encarnada, mais comprometida com a realidade da vida do povo. 

“Os Grupos de Reflexão são uma importante forma de colocar a Bíblia nas mãos do povo, entendendo que o Espírito Santo fala a todas as pessoas. Todos têm o poder de interpretar a Palavra e a colocar em prática em sua vida”, reforçou. 

Adão Alves Coelho, residente na Comunidade Nossa Senhora das Graças da Paróquia São João Batista, elogiou o encontro, principalmente o testemunho dado pelos jovens da cidade vizinha de Coimbra e lamentou que em sua comunidade não haja um Grupo de Reflexão. 

Para as comunidades onde isso acontece, padre Geraldo explica que tudo é um processo: “É preciso que uma pessoa acredite na proposta e seja disposta se preparar para liderar o grupo. A gente geralmente começa com as novenas de Natal nas casas, que depois se transformam em Grupos de Reflexão. Os resultados são maravilhosos, mas não podemos forçar ninguém. Podemos apenas incentivar. Algumas comunidades têm mais facilidades que outras”.

Para quem deseja montar um Grupo de Reflexão em sua comunidade, padre Geraldo Martins esclarece que cada participante recebe um subsídio preparado pela Arquidiocese de Mariana. Esse roteiro traz uma proposta de reflexão para três encontros, contendo, para cada dia, uma motivação, um fato da vida, um fato da Bíblia e perguntas ligando a Bíblia com a vida cotidiana. “O quarto encontro é chamado plenário, quando todos os grupos da comunidade se reunem para refletir sobre o que foi conversado nos três primeiros encontros”, instruiu.

Pedro Rubens Lopes, da equipe de coordenação dos Grupos de Reflexão da Forania disse estar muito satisfeito com o encontrão na capela de Santa Edwiges: “Foi muito animado. As pessoas estavam com muita disposição e fizemos uma caminhada bonita até a capela”. Disse que o objetivo do encontro foi animar as pessoas que participam dos Grupos de Reflexão, a quem chamou de “Igreja nas casas”, e aumentar o número dos grupos e de participantes. Também pontuou que a finalidade do Grupo de Reflexão é refletir sobre a Palavra de Deus para incorporar seus valores na própria vida.

                                                                              Encerramento do encontro

A missa de encerramento do evento foi presidida pelo padre Francisco Moreira, Pároco da Paróquia de Santo Antônio, em Teixeiras, e concelebrada pelo padre Antônio Carlos Martins Ribeiro, Pároco da Paróquia São Silvestre, e padre Geraldo Martins. Vários outros sacerdotes também participaram do encontro.

Durante a homilia, padre Francisco defendeu que o Grupo de Reflexão é um caminho de vida, de salvação e libertação: “Vamos nos libertando de nossas dificuldades e nos tornando instrumentos de transformação nas mãos de Deus. Precisamos nos esforçar para passarmos pela porta estreita e o Grupo de Reflexão é uma ótima forma de esforço, salvação e transformação da sociedade. Todos nós somos convidados a nos empenhar para sermos instrumentos de salvação para os que convivem conosco.  Deus conta com padres e leigos para que o mundo seja melhor”, concluiu.

O 5º Encontrão dos Grupos de Reflexão da Forania de Viçosa em 2026 será realizado em Canaã. 

 

                                                                        A Paróquia São João Batista esteve bem representada no evento

                              

                                                                                                  Clique AQUI para ver outras fotos.