Publicado em: 27/06/2025 07:38:00
A partir da próxima segunda-feira, 30 de junho, estarão abertas as inscrições para o 9º Fórum Social pela Vida (FSV), que será realizado em Viçosa (MG), nos dias 18 a 21 de setembro. A informação foi dada por Flávia Ribeiro, membro da Coordenação Arquidiocesana do Fórum, durante a reunião que a Equipe Ampliada responsável evento realizou nesta quinta-feira, 26, no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG).
O Fórum pretende reunir 800 pessoas entre agentes de pastoral, militantes de movimentos populares e convidados. Segundo Flávia, cada uma das 134 paróquias da Arquidiocese de Mariana terá direito a três vagas fazendo um total de 402 vagas . As demais serão preenchidas pelas pastorais sociais, organismos pastorais, movimentos sociais e convidados. Cada participante, no ato da inscrição, pagará uma taxa de R$ 50,00 através de pix da Região Pastoral Mariana Leste.
A reunião foi dirigida pelo coordenador da equipe local do FSV e pároco da paróquia São João Batista, em Viçosa (MG), padre Geraldo Martins Dias. Participaram do encontro, num total de 35 pessoas, representantes das quatro paróquias de Viçosa e da capela do UFV, além do padre Marcelo Moreira Santiago, Flávia Ribeiro e Silene Gonçalves, da coordenação Arquidiocesana da Dimensão Sociopolítica, responsável pela organização do Fórum.
O Fórum será realizado na quadra coberta da Associação dos Servidores Administrativos da Universidade Federal de Viçosa (ASAV) e também nas paróquias de Viçosa. A programação prevê, entre outas atividades, duas conferências numa grande plenária com todos os participantes do Fórum, no dia 19/9, e cinco eixos temáticos com seis grupo de trabalho cada um, no dia 20/9. No encerramento do evento, dia 21/9, haverá a Romaria Dom Luciano e missa no Santuário Santa Rita de Cássia.
Realizado a cada três anos pela Arquidiocese de Mariana desde 2001, o Fórum vai discutir, neste ano, sobre ecologia integral a partir do tema “Cuidar da criação: a Terra e os pobres clamam por vida, justiça e paz”, inspirado no versículo bíblico: “Se eles se calarem, as pedras gritarão” (Lc 19,40).
As paróquias de Viçosa constituíram dez equipes de trabalho que já estão se mobilizando desde janeiro para acolher um dos maiores eventos pastorais da Arquidiocese de Mariana. Durante a reunião desta quinta-feira, as equipes informaram como estão os encaminhamentos de suas atividades.
Segundo Silene Gonçalves, coordenadora da Dimensão Sociopolítica da Arquidiocese de Mariana, a partir do dia 5 de julho os cartazes do Fórum serão enviados às paroquias e será intensificada a divulgação do evento. Informou, ainda, que já estão sendo confirmadas as assessorias para as conferências, os eixos temáticos e os grupos de trabalho.