Arquidiocesanas

“Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Na Igreja Primacial de Minas Gerais, as paróquias e comunidades, durante todas as Missas e Celebrações da Palavra dos dias 16 e 17 de outubro, realizarão a abertura da fase diocesana do Sínodo 2023.


Publicado em: 13/10/2021 10:14:00

“Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Após a abertura oficial do processo sinodal realizada nos dias 09 e 10 de outubro pelo Papa Francisco, a Arquidiocese de Mariana se prepara para participar em comunhão com toda a Igreja do processo sinodal para a 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a ser realizada em 2023. 

Na Igreja Primacial de Minas Gerais, as paróquias e comunidades, durante todas as Missas e Celebrações da Palavra dos dias 16 e 17 de outubro, realizarão a abertura da fase diocesana do Sínodo 2023. Para ajudar a vivenciar bem esse momento, foi enviado às paróquias subsídios litúrgicos contendo sugestões de comentário inicial, preces dos fiéis e Oração ao Espírito Santo para serem utilizados nas celebrações. 

“Contando com a participação ativa de todos, para a realização da determinação do Papa Francisco, envio-lhes uma especial bênção, extensiva a todos os Paroquianos, forças vivas de nossa querida Arquidiocese de Mariana. Que a intercessão de Nossa Senhora da Assunção e de São José, nossos Padroeiros, nos encha de ânimo pastoral para a realização da XVIª. Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos”, disse o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, em comunicado enviado aos párocos e administradores paroquiais.

Ainda, para marcar a abertura oficial nesta Igreja Particular, Dom Airton presidirá no domingo (17), às 7h, no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana (MG), a Santa Missa. Os fiéis poderão acompanhar a celebração pela página do Facebook da Arquidiocese.

Contatos diocesanos
Durante a última reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), foram anunciados por Dom Airton que a leiga Leci Nascimento e o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Edmar José da Silva, como os contatos da Arquidiocese de Mariana para a articulação da fase diocesana do Sínodo. Os contatos diocesanos servirão de ponte entre as comunidades paroquiais e a conferência episcopal. 

Ainda, em breve, Dom Airton deverá nomear a Equipe Sinodal Diocesana que tem sido constituída. Liderada pelo contato diocesano, essa equipe sinodal é composta por representantes das pastorais, movimentos e dimensões arquidiocesanas, atuando como um corpo consultivo para os contatos diocesanos. Por fim, até o dia 31 de outubro, deverão ser publicadas as orientações da Arquidiocese de Mariana para o processo de escuta sinodal nas paróquias. 

Arquidiocese de Mariana e o Sínodo 2023
Com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, a temática sobre a Sinodalidade desde o último mês tem sido trabalhada com mais ênfase na Arquidiocese de Mariana, tendo sido tema da reunião da Província Eclesiástica de Mariana, realizada em 23 de setembro, e de conferência on-line promovida pela Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) em 02 de outubro. 

Para assistir a conferência sobre Sinodalidade proferida pelo Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa durante a reunião da Província Eclesiástica de Mariana CLIQUE AQUI.

Fonte: Arquidiocese de Mariana

Leia outras notícias