Arquidiocesanas

Processo de escuta do Sínodo 2021-2023

Participe do processo de escuta da fase arquidiocesana do Sínodo 2021-2023.


Publicado em: 03/05/2022 16:01:00

Processo de escuta do Sínodo 2021-2023

Responda o nosso questionário on-line ou, se preferir, baixe os arquivos em PDF para serem utilizados na escuta em sua paróquia ou comunidade que foram elaborados das seguintes formas:

Questionário para as pessoas católicas: BAIXE AQUI
Questionário amplo (pessoas católicas, não católicas e sem religião): BAIXE AQUI

Sínodo 2021-2023 - Questionário de escuta
FASE DIOCESANA DO SÍNODO - CONSULTA POPULAR

XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos: "Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão".

Com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, o Papa Francisco convocou o Sínodo (reunião extraordinária dos Bispos em Roma) que começou em outubro de 2021 e se estenderá até outubro de 2023. 

A grande novidade deste Sínodo é que o Papa deseja escutar todas as pessoas do mundo inteiro, tanto as que fazem parte da Igreja Católica quanto aquelas que não participam da Igreja Católica ou não aderem a religião alguma. 

Na Arquidiocese de Mariana já iniciamos este processo de escuta atenta e respeitosa nas Paróquias e em alguns setores da Sociedade. Para os que desejarem participar do processo, mas não terão oportunidade de se encontrar pessoalmente com um agente de escuta, está sendo disponibilizado este questionário abaixo com o 
objetivo de avaliar a relação da Igreja com toda a comunidade humana. 

O desejo do Papa Francisco é que a Igreja “escute” o que o Espírito Santo aponta através das pessoas e aprenda a “caminhar junto” (sinodalidade) com a humanidade, atenta às alegrias e aos sofrimentos do tempo presente e marcando presença amorosa nestas realidades. • OBS: é importante que as respostas sejam objetivas! Isso facilitará a síntese dos dados coletados. 

Outras informações sobre o Sínodo, bem como os materiais de apoio estão disponíveis em: www.arqmariana.com.br/sinodo/ 

 

Fonte: Arquidiocese de Mariana

Leia outras notícias