Comunidades

Comunidade de Santa Terezinha avalia caminhada pastoral em reunião com o pároco

Esta foi a quarta comunidade a se encontrar com o pároco que iniciou, neste mês de fevereiro, uma série de reuniões com os Conselhos Comunitários de Pastoral (CCPs). As reuniões obedecem aos protocolos de distanciamento, higienização e não aglomeração como prevenção contra o coronavirus.


Publicado em: 26/02/2021 13:54:00

Comunidade de Santa Terezinha avalia caminhada pastoral em reunião com o pároco

Os membros do Conselho Comunitário de Pastoral (CCP) da comunidade de Santa Terezinha, no bairro Vale do Sol, da paróquia São João Batista, em Viçosa, avaliaram com o pároco, padre Geraldo Martins, a caminhada pastoral da comunidade no ano de 2020. A reunião aconteceu nesta quinta-feira, 25, às 20h, na capela da comunidade.

Segundo a coordenadora da comunidade, Graça Nunes, no início da pandemia, a comunidade se assustou muito. “Ficamos muito perdidos e sentimos muita solidão, mas, aos poucos, fomos retomando as atividades na forma virtual”, comentou.

A coordenadora da pastoral do Batismo, Aparecida Alves, destacou a importância do grupo Amigos de Santa Terezinha, revitalizado por causa da pandemia. Trata-se de um grupo que promove inúmeras atividades de forma virtual, por meio do whatsApp, como terços, novenas, bingos. “O grupo Amigos de Santa Terezinha já existia, mas foi ampliado na pandemia. Começamos com o terço, no mês de maio do ano passado. Em seguida, fizemos a trezena de Santo Antônio, a novena de São João Batista, a Novena de Natal”, explicou.

Graça ressaltou que ao retomar as celebrações, mesmo com pouca gente por causa dos protocolos impostos pela pandemia, a comunidade se sentiu melhor. “No início havia uma resistência à celebração da Palavra, depois vimos que foi bom para a comunidade. A celebração, que ocorre todo sábado, deu outra vida à comunidade”, disse, referindo-se à celebração presidida pelos ministros e ministras leigos da Palavra.

O Conselho ponderou a necessidade de ter mais agentes para atuar em algumas pastorais, especialmente, na liturgia e no ministério da Palavra. Padre Geraldo explicou que está sendo discutida uma maneira de retomar os cursos de formação dos agentes desta pastoral, incluindo a preparação de leitores e leitoras para as celebrações.

A coordenadora da catequese, Roseane Silva Fontes, apresentou ao CCP a proposta de se realizar os sacramentos da primeira eucaristia e crisma na comunidade,  no final do semestre. Segundo informou, mais detalhes ainda serão esclarecidos e definidos pela coordenação paroquial.

Participaram da reunião, além das coordenadoras do CCP, do batismo e da catequese, as seguintes conselheiras Maria Rozeni de Paula (liturgia), Maria das Graças (zeladora), Jaqueline (Pastoral do Dízimo), Vicência (Pastoral da Esperança), Marta Célia de Miranda Silva (Tesoureira), Lúcia da Silva Fontes (Grupos de Reflexão), Helena (Ministros da Eucaristia) e o coordenador do Terço dos Homens, Arnaldo. A coordenadora paroquial de Pastoral, Flaviana Pontes, também participou da reunião.