Comunidades

Comunidade de São Francisco celebra novena e festa de seu padroeiro

São Francisco foi celebrado pela comunidade com novena de 25 de setembro a 3 de outubro. No dia 4, houve carreata com a imagem do padroeiro pelas ruas do bairro, seguida de missa presidida pelo pároco, padre Geraldo Martins. 


Publicado em: 06/10/2021 10:42:00

Comunidade de São Francisco celebra novena e festa de seu padroeiro

 A Comunidade de São Francisco localizada no Vau-Açu e Marques festejou com alegria a oportunidade de realizar sua festa na própria capela, já que no ano passado isso não foi possível por causa da pandemia que se encontrava com níveis alarmantes de contágio.

Este ano, com boa parte da população vacinada, a capela pôde receber seus fieis, ainda em número reduzido e seguindo todos os protocolos de proteção à doença.

Padre Geraldo Martins, visivelmente feliz por celebrar pela primeira vez a festa na comunidade, passou por todas as ruas da comunidade rezando, cantando e abençoando o povo, do carro que levava a imagem do santo. 

Na capela, enquanto descia do céu uma chuva intensa e muito esperada por todos, padre Geraldo falou à comunidade, explicando que após encontrar Jesus, a conversão de Francisco foi radical: “quando realmente encontramos a Deus, nossa vida muda radicalmente”, disse.

Refletindo sobre a vida do santo, o celebrante organizou sua homilia em três pontos centrais: pobreza, amor à Igreja e à natureza. Explicou que ainda muito jovem, o rico Francisco se tornou prisioneiro de guerra e, na dificuldade, teve oportunidade de refletir profundamente sobre sua vida. 

“Fazendo um encontro verdadeiro com Deus, decidiu se desapegar de todas as riquezas de seus pais, inclusive de suas próprias roupas, e encontrou a alegria verdadeira ao servir a Jesus nos pobres, especialmente nos leprosos”, destacou o pároco.

“Nossa sociedade nos conclama a possuir cada vez mais, a consumir e juntar riquezas. É um sistema que nunca se sacia. Por isso, precisamos aprender com Francisco a viver só com o que é realmente necessário”, pontuou.

Sobre o cuidado de Francisco com a Igreja, o celebrante sublinhou que ele ouviu o apelo de Deus para restaurar sua Igreja, povo de Deus. E Francisco optou pelos pobres, pela paz e não violência, instaurando um novo jeito de ser Igreja.

“A Igreja atual ainda enfrenta muitos conservadorismos e muitos se opõem até ao Papa. Ainda há muitos pecados graves na Igreja. Dessa forma, todos nós também somos chamados a restaurá-la, para que ela seja convertida e encontre o caminho do amor e da misericórdia”, enfatizou.

E, finalmente, sobre o cuidado com o meio ambiente, o pároco ressaltou que a natureza é obra prima de Deus e Francisco soube como ninguém cuidar dela. Por isso, motivou a todos a assumir uma atitude ativa de proteção à vida em todos os sentidos.

“Não façam queimadas, cuidem do lixo e da água, reduzam o consumo de plásticos, evitem os agrotóxicos. A vida é uma só: gente e natureza. Não há como agredir um sem agredir o outro. Não há como cuidar de um sem cuidar do outro”, refletiu.

Ao final da missa, os jovens prestaram uma homenagem ao padroeiro e o pároco dirigiu-lhes palavras carinhosas de incentivo, motivando-os a seguirem sempre os passos de Francisco e destacando a importância deles na restauração da Igreja e no cuidado com o mundo.

Ao concluir a celebração, destacou: “Que cada um assuma o compromisso de cuidar da vida, vencendo o consumismo, construindo uma Igreja misericordiosa, de portas abertas. Que São Francisco nos encha de coragem e nos ajude a viver verdadeiramente o Evangelho”.

Veja as fotos

Fonte: PASCOM

Leia outras notícias