Comunidades

Comunidade de São Judas se prepara para reformar salas de pastorais

O prédio com três salas usadas para reuniões das equipes de pastoral, localizado atrás da capela São Judas, está sem condições de uso e deverá passar por reformas ao longo deste ano. A demanda foi apresentada ao pároco que se reuniu com o Conselho de Pastoral da comunidade.


Publicado em: 02/03/2021 14:54:00

Comunidade de São Judas se prepara para reformar salas de pastorais

A reforma das salas de pastoral da comunidade de São Judas, no bairro Barrinha, foi um dos principais pontos de pauta da reunião do Conselho Comunitário de Pastoral (CCP), realizada nesta segunda-feira, 2, com o pároco da paróquia São João Batista, padre Geraldo Martins Dias. O coordenador da comunidade, Cleiton Tiago do Amaral, destacou a urgência da obra como um anseio da comunidade.

"As salas são usadas para catequese, reunião das equipes pastorais, dos Alcoólicos Anônimos (AA), das Conferências Vicentinas e outros grupos", explicou Amaral. "Além disso, queremos recuperar o espaço da cozinha que caiu e que é muito importante, sobretudo, para as festas da comunidade", completou.

Padre Geraldo esclareceu que a obra já está prevista no cronograma da paróquia para este ano, juntamente com a aquisição de novo sistema de sonorização da igreja São João Batista, e que será assunto da próxima reunião do Conselho para Assuntos Econômicos Paroquial (CAEP). A pedido do pároco, o CCP indicou Sebastião Lucas do Carmo, para participar da reunião do CAEP a fim de levar a solicitação da comunidade.

O Conselho fez também um levantamento de como estão os trabalhos pastorais na comunidade, especialmente, durante a pandemia. A preocupação mais forte dos conselheiros está com a ausência de muitos membros da comunidade, sobretudo, os jovens. "Mesmo tendo que agendar para participar da missa, o que a gente vê é que muitos têm se mostrado acomodados por causa da pandemia", disse vice-coordenadora da pastoral do dízimo, Carmem Lúcia do Carmo.

Além disso, o CCP sublinhou a necessidade de se conseguir mais agentes de pastoral para a catequese, ministros da eucaristia e outros serviços na comunidade. Padre Geraldo confirmou que a grande preocupação da Igreja tem sido exatamente a evangelização durante e após a pandemia. Ele pediu que o Conselho intensifique o trabalho para conquistar novos agentes de pastoral e também para fazer chegar a todos a anúncio do evangelho.