Comunidades

Comunidade Nossa Senhora das Graças escolhe suas prioridade pastorais e elege nova coordenação

A escolha aconteceu no último sábado, 15, durante a assembleia que aconteceu na capela da comunidade. Prevista para o dia 8 de janeiro, a assembleia teve que ser adiada por causa das chuvas e contou com assessoria do padre Geraldo Martins e Cristiane Rodrigues de Souza Cruz.


Publicado em: 19/01/2022 15:03:00

Comunidade Nossa Senhora das Graças escolhe suas prioridade pastorais e elege nova coordenação

Retorno dos Grupos de Reflexão, celebração da Palavra, juventude e formação litúrgica. Estas foram as prioridades pastorais escolhidas pela comunidade de Nossa Senhora das Graças, no Córrego São João, em sua assembleia realizada no último sábado, 15. Cerca de 20 pessoas participaram do encontro que começou às 13h e terminou às 17h, na capela da comunidade.

O pároco, padre Geraldo Martins, assessorou a primeira parte da assembleia e a secretária da paróquia, Cristiane Rodrigues de Souza Cruz, conduziu a parte final quando foram votadas as propostas pastorais e eleitos os novos coordenadores da comunidade. Padre Geraldo destacou a importância de uma assembleia para a comunidade. “A assembleia de pastoral, antes de tudo, tem como objetivo ajudar a comunidade a ver o próprio rosto e perceber seus avanços e limites para, em seguida, apontar caminhos que façam a comunidade crescer”, considerou.

Padre Geraldo insistiu na necessidade da comunidade olhar para toda a realidade que a envolve, além do aspecto religioso. “Nós não fazemos pastoral para anjos, mas para pessoas concretas, que vivem problemas e dramas concretos. Daí a importância de considerarmos os aspectos político, econômico, cultural, social e ambiental que envolvem a vida de uma comunidade eclesial”, explicou.

Os agentes de pastoral apontaram o desemprego, a discriminação, o acesso à saúde e à escola como dificuldades enfrentadas pela comunidade que não tem posto de saúde, nem escola. Há alguns anos, as crianças da comunidade têm que se deslocar para estudar na Colônia ou em outras escolas de Viçosa. No antigo prédio da escola chegou a funcionar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que não prosperou.

Outra necessidade destacada pela comunidade é conseguir mais pessoas para atuar nas pastorais. Ao final da assembleia, os participantes, por meio de voto secreto, elegeram os novos coordenadores da comunidade. Foram escolhidos Cassiana Rosa Silva de Paula, como coordenadora geral da comunidade e Ronaldo Pacheco como vice-coordenador. Para secretária foi escolhida Tatiana Aparecida Paula e para tesoureiro os participantes elegeram Valdinei Cassimiro de Souza. Foram escolhidos ainda os seguintes coordenadores: Pastoral do Dízimo: Rosilene de Sousa Pereira de Souza; Catequese: Maria Isabel dos Santos; Liturgia: Mariele Cristina de Castro; Juventude: Pedro Henrique Marcolino.

Veja as fotos aqui