Comunidades

Comunidade Nossa Senhora das Graças festeja sua padroeira

A comunidade Nossa Senhora das Graças, localizada no Córrego de São João, zona rural, festejou sua padroeira no último sábado, 27. Ainda em número reduzido por causa da COVID, os fiéis puderam cantar seus louvores a Maria e agradecer por todas as graças alcançadas por intercessão da mãe do Filho de Deus. 


Publicado em: 29/11/2021 09:39:00

Comunidade Nossa Senhora das Graças festeja sua padroeira

O pároco, padre Geraldo Martins presidiu a celebração e explicou que graça significa dom, presente, benefício e quem a concede é o próprio Deus. Citando o Evangelho que apresenta o milagre realizado por Jesus nas bodas de Caná, o pároco explicou que Maria percebeu que iria faltar vinho “e, como boa mãe, se antecipou às necessidades de seus filhos e intercedeu por eles, antes mesmo que eles o pedissem”.

“Às vezes, ficamos tão ocupados com nós mesmos que nem percebemos as necessidades de quem está ao nosso lado”, refletiu o pároco. “Maria percebeu e foi ajudar, sem que os noivos lhe pedissem qualquer coisa”, continuou. O Pároco fez referência a Dom Luciano Mendes de Almeida, que, sempre a serviço do próximo, tinha como lema de vida “em que posso ajudar?”.  

Padre Geraldo também destacou a humildade de Maria que sempre soube de seu lugar de serva, de intercessora, “pois quem transforma a água em vinho é seu filho Jesus e não ela. Ela sabe que seu filho é o vinho novo, vinho da alegria e da vida”.

Depois de dar voz à comunidade, para que expressasse seus pedidos a Nossa Senhora das Graças, padre Geraldo convidou a assembleia a se unir a ele em oração, pedindo a ela três graças.

A primeira oração foi pela Igreja e por todos aqueles que se encontram afastados dela. “Peçamos a graça de sermos uma Igreja atuante, que cuida dos pobres, que denuncia as injustiças”, disse. 

Em seguida, pediu pelas famílias que sofrem com separações, doenças, drogas e desemprego. “Como esteve nas bodas de Caná, que ela permaneça sempre em nossas famílias, ajudando para que sejam lugar de amor e acolhimento. Que ela ajude a tornar nossas famílias cada vez mais parecidas com a família de Nazaré”, rezou. 

Por fim, o celebrante orou pelo Brasil que enfrenta tantos problemas de injustiça social, desmatamento, discursos de ódio e descuido com a vida dos indígenas e dos mais pobres. “Há muita coisa na sociedade que nos machuca e quem mais sofre são os pobres e os negros. Olhemos para o meio ambiente. Que Maria abra nossos olhos e nos dê a graça de enxergar os pobres e os excluídos”, completou.

Para concluir, citou Lucas 1,52-53, “derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos”. Explicou que o sonho de Maria, expresso no encontro com a prima Izabel, só pode ser tornar realidade, a partir do trabalho de todos: “Deus tira os poderosos do trono e eleva os humildes. Mas, para isso, precisamos nos organizar e agir”, concluiu.

Veja as fotos

 

Fonte: PASCOM

Leia outras notícias