Comunidades

Comunidade Nossa Senhora das Graças se alegra com a festa da padroeira

A Comunidade rural de Nossa Senhora das Graças, localizada no Córrego de São João, esteve agitada nas últimas semanas se preparando para a festa de sua padroeira que aconteceu no dia 27/11. Antes disso, o tríduo uniu as demais comunidades que estiveram presentes para partilhar da alegria dos irmãos durante a celebração da Palavra.


Publicado em: 29/11/2024 14:40:00

Comunidade Nossa Senhora das Graças se alegra com a festa da padroeira

A festa de Nossa Senhora das Graças de 2024 teve a missão como tema: “Maria Santíssima, mãe e mulher em missão”. Para o tríduo, os temas propostos para reflexão foram semelhantes: “Maria, ensina-nos que vocação é graça e missão”, “Com Nossa Senhora, todos somos missionários” e “Escolhidos e enviados, a exemplo de Maria”.

No dia da festa, a rua escura da comunidade foi iluminada com as inúmeras velas dos fiéis que companharam a procissão, cantando e rezando o terço, até a capela, onde a imagem foi acolhida com alegria. A missa teve início às 19h.

Após a leitura do Evangelho, o pároco, Pe Geraldo Martins refletiu sobre Maria como inspiração para o anúncio do Evangelho aos pobres. Pontuou que quando o anjo lhe anunciou que ela seria a mãe do Salvador, sua resposta veio prontamente: sim! Pe Geraldo disse que Deus chama a todos para anunciar o Evangelho e que, como Maria, devemos estar prontos para assumir a missão e que o primeiro passo para isso é dar um sim decidido a Deus.

“Cada um de nós vai ser chamado de forma diferente: uns são chamados à vida religiosa, outros ao matrimônio para o testemunho familiar,  outros à vida profissional. Outros são chamados a atuar na Igreja, na catequese, na liturgia ou nas pastorais. É lá no seu trabalho que voce vai anunciar com seu exemplo e testemunho. Cada um vai anunciar de acordo com sua vida e vocação”, disse. 

Pontuou que uma segunda inspiração que podemos ter de Maria é o serviço. Quando ela soube que Isabel estava grávida, saiu apressadamente e  caminhou por cerca de 150 km até a casa da prima lhe para ajudar.

“Nós também somos chamados a servir os nossos irmãos, sendo uma Igreja em saída que vai ao encontro dos outros para levar a luz do Evangelho. Há muita gente desiludida, na escuridão, porque se afastou de Deus. A exemplo de Maria, temos que ir ao encontro dessas pessoas para servir e anunciar o amor de Deus”, sublinhou.

O pároco ainda apresentou uma terceira inspiração da mãe de Jesus: a confiança em Deus. “Isabel revela alegria ao receber a mãe do Senhor e exclama que Maria é feliz porque acreditou. E Maria responde com o canto: ‘O Senhor tira do trono dos poderosos e eleva os humildes; sacia de bens os famintos e despede os ricos sem nada’. Então Maria nos diz que Deus está do lado dos pequenos e dos pobres. Ela acredita nisso e prega a libertação que Deus traz para os pequenos e os pobres”, explicou.

Pe Geraldo defendeu ser preciso acreditar que Deus é parceiro dos pobres e dos pequenos. “Deus vem trazer justiça para aqueles que têm sua vida ameaçada. Maria nos inspira nesta confiança: Deus não nos abandona”, pontuou.

“Dizemos que Maria é a mãe de todas as nossas graças. Graça significa dom, presente. Então Maria é aquela que alcança de seu filho Jesus as graças que precisamos. Tantos pobres que não têm casa para morar. Outros não têm trabalho. Outros não têm acesso à saúde ou à educação. Outros são explorados no trabalho”, acrescentou.

E defendeu que precisamos pedir a Nossa Senhora a graça da justiça, do amor, do perdão e do compromisso com a luta pela  dignidade das pessoas, para “que ela volte seus olhos para aqueles que estão sofrendo”, concluiu.

Encerrando a missa, as crianças da comunidade se dirigiram ao altar para homenagear a padroeira e, seguida, os aniversariantes foram convidados para receber os parabéns da assembleia. A festa foi encerrada nas barraquinhas com pastéis e galinhada.