Comunidades

Comunidade Santo Expedito celebra seu padroeiro

Santo Expedito, o santo das causas urgentes, foi festejado pelos fiéis de sua comunidade, localizada no Paiol, zona rural de Viçosa. O dia do padroeiro, 19 de abril, teve procissão e missa presidida pelo pároco, padre Geraldo Martins.


Publicado em: 20/04/2023 13:56:00

Comunidade Santo Expedito celebra seu padroeiro

Segundo a tradição católica, no fim do século III, Santo Expedito era comandante-chefe da XII Legião Romana, cujo quartel ficava na cidade de Melitene, Armênia. Jovem de vida mundana, foi tocado pela graça de Deus e se converteu rapidamente. Mas a importância de seu posto fez dele alvo do ódio do imperador Diocleciano. Por isso, foi flagelado e decapitado por espada. Devido à sua rápida conversão, é invocado em situações que exigem solução imediata.

Refletindo sobre o Tempo Pascal, Padre Geraldo explicou que o sentido da fé católica é a ressurreição de Cristo: “assim como Ele venceu a cruz e a morte, nós também venceremos todas as nossas dificuldades”, disse. Discorreu sobre as dificuldades das primeiras comunidades cristãs que eram perseguidas pelo Império Romano e pontuou que ainda hoje, em alguns lugares, há perseguição a quem evangeliza.

O celebrante explorou os textos bíblicos propostos para leitura e reflexão do dia e destacou a importância de o cristão buscar sempre a luz divina: “Há pessoas que não gostam da luz porque não querem ver as coisas erradas que fazem. A graça de Deus é luz. Aquele que abraça a fé, que vive a Palavra de Deus e se deixa guiar pela luz, quer ser melhor a cada dia, como fez Santo Expedito”, pontuou.

“Santo Expedito viveu a sua fé em seu contexto de vida, atuando como soldado. Também nós podemos fazer a experiência de encontro com Deus no lugar em que estamos. Atuando em sua profissão, virou um missionário para fazer com que outros também abraçassem a fé”, sublinhou.

No ofertório, foram levados ao altar frutos da terra, lembrando o trabalho da comunidade. Após cantar animadamente o hino do padroeiro, os fieis se reuniram nas barraquinhas para deliciosas comidas e momentos de confraternização.

 

Veja  aqui as fotos.