Comunidades

Crianças da comunidade Santa Luzia recebem a primeira comunhão

Acompanhadas de seus pais e padrinhos de batismo, 14 crianças, emocionadas, receberam pela primeira vez o corpo e o sangue de Cristo durante a missa presidida pelo pároco, padre Geraldo Martins, na capela da comunidade.


Publicado em: 16/04/2023 08:28:00

Crianças da comunidade Santa Luzia recebem a primeira comunhão

A capela de Santa Luzia, no bairro Boa Vista, ficou lotada neste sábado, 15, para a missa da primeira eucaristia de 14 crianças da comunidade. Acompanhada de seus pais e padrinhos de batismo, as crianças não escondiam sua ansiedade e alegria por participarem, pela primeira vez, do banquete eucarístico.

A missa foi presidida pelo pároco da paróquia São João Batista, padre Geraldo Martins, que lembrou às crianças o significado da páscoa na vida dos cristãos. "Páscoa significa a vitória da vida sobre a morte, do bem sobre o mal. Assim, celebramos a páscoa quando deixamos de fazer o mal e passamos a fazer o bem", explicou o pároco.

Padre Geraldo destacou também a importância da fé para quem crê e celebra a páscoa. "O evangelho deste domingo, chamado também de domingo da misericórdia, nos recorda a importância  da fé para quem afirma que Jesus resssuscitou. Sem a fé, não podemos celebrar a páscoa porque é a fé que nos permite dizer que Jesus está vivo, que ele venceu a morte", disse.

Segundo o pároco, Jesus revela três frutos de sua ressurreição: a paz, o perdão e a missão. "É isso que vimos no evangelho de São João proclamado hoje. Ele diz: 'a paz esteja com vocês'. E continua depois: 'os pecados que vocês perdoarem serão perdoados' e, por fim, afirma: 'como o Pai me enviou, eu também envio vocês'. 

O pároco explicou às crianças também o sentido da comunhão eucarística que elas estavam prestes a receber pela primeira vez. "Na comunhão, recebemos o corpo e o sangue de Jesus que são o alimento que nos fortalece e o remédio que nos cura. Sem a eucaristia somos fracos e não conseguimos vencer as tentações", sublinhou. 

Após a homilia, as crinças fizeram a renovação das promessas de seu batismo. Com as velas acesas, renunciaram ao pecado e ao demônio e fizeram sua profissão de fé. Emocionados seus pais e toda a comunidade acompanharam esse momento marcante da celebração.

"Foi uma alegria muito grande trabalhar com vocês. Desejo que esta seja a primeira de muitas outras comunhões que vocês farão ao longo da vida. Continuem firmes", disse o catequista Márcio, no final da celebração.

Na preparação próxima para a eucaristia, as crianças participaram de um tríduo na sua comunidade. Na sexta-feira, 14, elas fizeram sua primeira confissão. 

Na próximo sábado, 22, as comunidades de São Francisco, no bairro Vau-Açu/Marques, e Sagrado Coração de Jesus, na zona rural de Pau de Cedro, celebrarão a primeira eucaristia de suas crianças. Já no domingo, 23, será a vez das crinças das comunidades de São Sebastião, no bairro Inácio Martins, e São José, na localidade dos Nobres.

Veja as fotos aqui

Atualizada em 18.4.23