Comunidades

“É o amor que transforma o mundo”, diz Pe Geraldo Martins, na festa do Sagrado Coração de Jesus

A Comunidade Sagrado Coração de Jesus, que abrange as localidades de Arrudas, Jacinto, Poca, Gentil, Santo Antônio e Boa Vista, realizou no domingo dia 9 de junho, a festa de seu padroeiro. O tema escolhido para motivar as festividades deste ano foi o mesmo do Ano Missionário Paroquial “Evangelizar: semear vida, colher alegria, celebrar a libertação!”.


Publicado em: 10/06/2024 20:43:00

“É o amor que transforma o mundo”, diz Pe Geraldo Martins, na festa do Sagrado Coração de Jesus

Em preparação para a festa, as demais comunidades da paróquia estiveram presentes para participar do Tríduo, com Celebração da Palavra, nos três dias que antecederam a festa, quando os fiéis refletiram sobre os seguintes subtemas: A evangelização que semeia vida, a alegria do coração como instrumento de libertação e, por último, o viver em comunidades missionárias. Para o dia da festa, o mote que inspirou a meditação foi “Coração de Jesus, fonte de vida, alegria e libertação”.

No dia 9, às 15h30, a imagem saiu da casa do senhor Maurílio e foi levada em procissão até sua capela, onde o pároco, Padre Geraldo Martins presidiu a santa missa. Refletindo sobre o Evangelho, Pe Geraldo disse que Jesus veio ao mundo para cumprir a vontade do Pai, ou seja, Ele sempre esteve em plena comunhão com Deus. Por isso, não foi vencido pelas tentações. “Quem está em comunhão com Deus vence o mal, porque é Deus quem dirige sua vida. Em comunhão com Jesus, nós também venceremos toda forma de maldade”.

Destacou que a festa do padroeiro da comunidade celebra Jesus que tem o coração bondoso e amoroso, que se oferece para carregar os fardos de todos aqueles que sofrem ou estão cansados: “Como é bom quando temos que carregar uma carga pesada e alguém oferece para nos ajudar. E Jesus está sempre disposto a carregar o peso dos nossos sofrimentos e das nossas dores. E Ele nos ensina: ‘aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração’”, sublinhou.

“Quando falamos do Coração de Jesus, falamos daquilo que é essencial à vida de todas as pessoas, falamos de amor, algo sem o qual ninguém pode viver. Ninguém consegue viver sem amar e sem ser amado. Todos nós temos necessidade de amar e sermos amados, pois Deus nos criou para o amor”, pontuou.

O pároco explicou que precisamos aprender com Jesus o Seu jeito de amar, pois Ele se fez  pequeno e estava sempre entre os pobres e os marginalizados, servindo-os.  “Todos nós somos chamados a viver o amor de Jesus e espalhá-lo. É o amor que transforma o mundo e, nesta festa do Sagrado Coração de Jesus, peçamos a Ele um coração manso e humilde como o Seu”, instruiu.

Disse que após a morte de Jesus na cruz, um soldado cortou com a lança o Seu lado e de Seu coração rasgado saiu água e sangue: “A Igreja nasce do coração de Cristo. Água e sangue são os sacramentos do Batismo e da Eucaristia. Como Eva nasceu do lado de Adão, a Igreja, que somos nós, nasce do lado de Jesus, o novo Adão”, argumentou. 

“Nós nascemos do Coração de Jesus, que é uma fonte que nunca para de jorrar. O Coração de Jesus é uma fonte que nunca se esgota e sacia a sede de cada um, não importa o tamanho dessa sede. É assim que precisamos aprender a amar, fazendo do nosso coração uma fonte que jorra amor, perdão e solidariedade para todos que vêm até nós. Jesus não rejeita ninguém, não manda ninguém embora. Aprendamos com Ele”, concluiu.

Para terminar a celebração, meninos da comunidade prestaram homenagens ao Sagrado Coração de Jesus, coroando-o e lhe oferecendo o coração. Terminada a missa, os fiéis se reuniram na área externa da capela para a bênção do novo Centro de Pastoral da comunidade. Para aquecer do frio, houve partilha de lanches e caldos, embalada por um animado forró.

Veja aqui as fotos.