Comunidades

Encerradas as celebrações de primeira comunhão na paróquia

Mais de uma centena de crianças de onze comunidades da paróquia receberam a primeira comunhão durante o mês de julho. As celebrações deveriam ter ocorrido no ano passado, mas, por causa da pandemia, tiveram que ser adiadas para este ano.


Publicado em: 29/07/2021 07:42:00

Encerradas as celebrações de primeira comunhão na paróquia

No último final de semana, mais quatro comunidades da paróquia São João Batista celebraram a primeira comunhão de suas crianças. Na quarta-feira, 21/7, foram três crianças na comunidade de Nossa Senhora das Graças, em Córrego São João. Já no sábado, 24/7, a comunidade de São Francisco, no bairro Vau Açu, festejou a primeira comunhão de nove crianças.

No domingo, 25/7, pela manhã, a comunidade de São Sebastião, do bairro Inácio Martins, desceu até a igreja São João Batista e compartilhou a alegria de 18 crianças que, pela primeira vez receberam o corpo e sangue de Jesus. À tarde do mesmo dia, a mesma alegria foi celebrada por duas crianças da comunidade de São José, na zona rural dos Nobres.

Presididas pelo pároco, padre Geraldo Martins, as missas da primeira eucaristia foram marcadas pela emoção das crianças e de seus familiares, embora a presença tenha sido limitada por causa da pandemia do coronavirus. “Todas as celebrações foram marcantes, com as crianças emocionadas e alegres por participarem da mesa eucarística pela primeira vez”, disse padre Geraldo.

“Em todas as celebrações procurei recordar a eucaristia como sinal do amor de Jesus que se deu a nós como alimento”, explicou o pároco. “Insisti que a eucaristia nos garante a vida eterna e nos compromete a agir do jeito de Jesus que permanece em todo aquele que come seu corpo e bebe seu sangue, conforme Ele mesmo nos assegura no evangelho de São João”, acrescentou.

Durante todo o mês de julho, onze comunidades celebraram a primeira eucaristia de 105 crianças. Para a organização das celebrações foi constituída uma equipe composta pela coordenadora paroquial de catequese, Sílvia Pacheco, pelo vice-coordenador paroquial de catequese, Irineu Arlindo, e pelas catequistas Jaqueline Ferreira e Madalena Jacovine, auxiliada pelas catequistas das respectivas comunidades.

   

Comunidade São José

 

Comunidade São Sebastião

Comunidade São Francisco de Assis

 

Fonte: Secretaria paroquial

Leia outras notícias