Comunidades

Festa de Nossa Senhora do Carmo celebra a sinodalidade e a esperança

Dia 16/07 a comunidade N. Sra. do Carmo realizou a festa de sua padroeira com procissão, missa festiva, celebração da vida dos aniversariantes e noite de caldos. Antes da festa, houve um animado tríduo com participação das demais comunidades.


Publicado em: 18/07/2025 18:03:00

Festa de Nossa Senhora do Carmo celebra a sinodalidade e a esperança

Na última quarta-feira, 16 de julho, foi realizada a segunda festa da padroeira da Comunidade Nossa Senhora do Carmo, localizada no Arrudas, zona rural de Viçosa, MG. Durante a missa, o pároco, padre Geraldo Martins, falou sobre a primeira assembleia comunitária e da alegria por saber que algumas pessoas aceitaram contribuir com os trabalhos, liderando algumas pastorais.

Ressaltou a importância das assembleias para avaliação da caminhada percorrida e planejamento dos trabalhos futuros para que a comunidade cresça e o Evangelho chegue a todos. Chamou atenção para a palavra “sinodalidade”, que significa “caminhar juntos”. “É melhor dar um passo com mil pessoas do que mil passos sozinho”, disse o pároco. Ou seja,
os trabalhos pastorais devem ser sempre inclusivos, caminhando juntos no amor e respeitando as diferenças de cada um. “Em nossas assembleias, quem conduz as ações é o Espírito Santo, mesmo que sejam poucas pessoas. Como Jesus, que só tinha doze companheiros”, completou.

O pároco também chamou atenção para os temas propostos para reflexão nas celebrações do tríduo e destacou que a palavra-chave foi a esperança e na homilia retomou três versículos bíblicos que discorrem sobre a esperança.
O primeiro deles foi “a esperança não decepciona” (Romanos 5,5) e explicou que o próprio Jesus é a esperança do cristão. “Ele nunca decepciona, pois sempre ficou do lado dos pecadores e entregou sua vida na cruz para salvar cada um de nós”, pontuou.

O segundo versículo destacado se refere a “dar razão da nossa esperança” (1 Pedro 3, 15), que significa que devemos estar sempre preparados para explicar a razão da nossa fé, especialmente em contextos onde nossa crença é questionada. Padre Geraldo explicou que a razão da nossa fé é a construção do Reino e, para isso, trabalhamos juntos em comunidade.
Por fim, refletiu sobre “crer contra a esperança” (Romanos 4, 18), que significa manter a fé mesmo diante de circunstâncias extremamente difíceis ou quando todas as evidências apontam para o contrário. “Se estamos convencidos de que a esperança não engana e não morre, não nos desesperaremos diante do sofrimento, porque em Jesus tudo que parece derrota, como a cruz, se torna vitória”, defendeu.

Trazendo a reflexão para a Virgem Maria como exemplo de esperança, falou do seu “sim”, dito e confirmado em diferentes situações de sua vida. “Ela disse “sim” sem saber quais seriam as consequências, como quando Jesus nasceu e eles tiveram que fugir para o Egito; também quando perderam o menino no templo e ficaram três dias procurando por ele; depois ao pé da
cruz”, sublinhou.

“Maria é exemplo de firmeza de quem espera porque sabe fazer a vontade do Pai. A esperança do Evangelho não é de quem espera sentado, mas é ativa, pois nos leva a agir para transformar o mundo. Peçamos a Nossa Senhora que nos ajude a caminhar na sinodalidade, cheios da esperança, que é o próprio Cristo, fazendo sempre a vontade de Deus”, concluiu.
Encerrando a missa, o pároco convidou os aniversariantes para receberem os parabéns dos fiéis.

Como também aniversariante do dia, padre Geraldo, foi homenageado pela comunidade, com uma mensagem lida pela coordenadora Sonia Rodrigues e recebeu um presente.
Após a missa, os fiéis se reuniram em confraternização e partilharam caldos e canjica, ao som de música ao vivo.

Veja as fotos da festa

Fonte: PASCOM

Leia outras notícias