Comunidades

Festa de Santa Terezinha abre Mês Missionário

Após uma animada novena da qual participaram as comunidades urbanas da Paróquia de São João Batista, a festa de Santa Terezinha foi realizada no dia 30 de setembro, em sua comunidade, com muita alegria e rosas vermelhas.


Publicado em: 01/10/2023 17:36:00

Festa de Santa Terezinha abre Mês Missionário

A missa de encerramento da festa foi presidida pelo Pároco Padre Geraldo Martins e teve por tema “Santa Terezinha, modelo de discípula missionária”. Iniciando a homilia, Pe Geraldo explicou que o tema central que orientou as reflexões da novena e da festa foi a Missão, uma vez que 2023 é o Ano Missionário. 

Discorrendo sobre a missão dos cristãos, o pároco partilhou sua constante preocupação com a violência ocorrida com tanta frequência em Viçosa, cujo aniversário foi celebrado no dia da festa. “Toda semana, há assassinatos, principalmente de jovens. Estamos perdendo a batalha para as drogas e a impunidade leva ainda a mais violência, mas a Palavra de Deus tem poder para transformar a sociedade. Se nos empenhamos firmemente na missão, poderemos transformar nossa cidade”, defendeu.

“Quando a Palavra de Deus faz nosso coração arder, nos colocamos a caminho para construir um mundo novo; mundo de amor, perdão, paz, fraternidade e igualdade. Por isso nossa missão é fazermos como Santa Terezinha, sendo servidores de Deus no amor”, pontuou. 

"Santa Terezinha foi vocacionada no amor e, por isso, é modelo de discípula missionária. Discípulo é aquele que segue o mestre; que aprende com ele e o imita. Ninguém vai ser discípulo de Jesus se não se apaixonar por Ele. E quem se apaixona quer conhecer cada vez mais profundamente o amado”, explicou.

“Santa Terezinha foi uma grande seguidora de Jesus e o que mais chama nossa atenção é sua juventude dedicada a Deus. Ainda pequena se apaixonou por Jesus e se tornou sua discípula, esvaziando-se de si mesma, como o Mestre”, sublinhou.

O pároco explicou que ela abriu mão da própria vontade para viver o Evangelho, procurando se fazer menor a cada diz: “Como ela, nós também  somos convidados a ser discípulos, praticando o amor e denunciando os erros, as injustiças e desigualdades da sociedade”, ressaltou.

Para concluir Pe Geraldo enfatizou que missionário é aquele que comunica o que aprendeu com o Mestre e a forma mais importante de fazer isso é pelo testemunho de vida. “Geralmente há uma grande incoerência entre o que afirmamos acreditar e a nossa vida. Falamos de nossa fé, mas nem sempre ela se torna prática de vida”, lamentou.

Ao final da missa, foram feitas homenagens à padroeira e o pároco abençoou as rosas que os fiéis carinhosamente levaram para suas casas. Em seguida, os participantes se dirigiram para o espaço de convivência onde saborearam deliciosos salgados, feijão tropeiro e doces. Durante a novena também houve grande confraternização e diferentes lanches após a Celebração da Palavra.

Confira aqui as fotos.