Comunidades

Festa de Santo Expedito: fé, esperança e anúncio da Boa Nova

A comunidade de Santo Expedito, localizada na Zona rural do Paiol, celebrou a festa em honra a seu padroeiro dia 26 de abril. Em preparação para a festa, houve m tríduo com Celebração da Palavra de 23 a 25 de abril, do qual participaram as demais comunidades da Paróquia São João Batista.


Publicado em: 27/04/2025 19:36:00

Festa de Santo Expedito: fé, esperança e anúncio da Boa Nova

Com o tema “Com Santo Expedito, nossa esperança e nosso compromisso com a justiça se renovam”, a festa no sábado dia 26/04 teve início às 15h30, com o procissão que saiu da casa de Dona Maria Máximo e seguiu até a capela, onde o padre João Batista Barbosa presidiu a missa festiva. 

A liturgia foi animada pela equipe de música da Comunidade São José e quem fez a homilia foi o seminarista Rômulo Ribeiro, que refletiu sobre as leituras bíblicas do 2º Domingo da Páscoa, também chamado de Domingo da Misericórdia.

Rômulo explicou o Evangelho que descreve o encontro de Jesus ressussitado com os discípulos que estavam reunidos em local fechado, desolados com a crucificação e com medo de que tudo que acontecera a Cristo pudesse também acontecer a eles. “Mas Jesus, conhecendo seus corações, sopra sobre eles o Espírito Santo que lhes renova o ânimo e a coragem para sair em missão e serem anunciadores da Boa Nova”, disse.

“Jesus tem uma pedagogia interessante. Ele vai aparecendo aos poucos a seus discípulos, mostrando que a morte não tem a palavra final. O Espírito Santo traz a paz que renova o ânimo de toda a comunidade. Mas Tomé ainda não tinha visto o ressussitado e disse que iria crer somente se o tocasse”, sublinhou. 

“Tomé realmente procurava ter uma experiência pessoal concreta com o Senhor. Ele não queria uma fé de alguém que só ouviu dos outros. Ele queria tocar para fazer uma experiência com Jesus e Jesus vem com sua misericórdia e diz ‘vem, toque minhas chagas’. Tomé diz ‘Meu Senhor e meu Deus’. E depois disso, Tomé nunca mais foi o mesmo”, defendeu.

O seminarista pontuou que todo aquele que experimenta a misericórdia de Deus não permanece o mesmo. Dise que isso aconteceu também com Santo Expedito, que pôde fazer uma  experiência concreta com Jesus, que pôde conhecê-lo profundamente e ter sua vida transformada por Ele.

“Santo Expedito anunciava como soldado e cada um de nós deve anunciar Jesus no lugar em que se encontra, no trabalho, em casa, na escola. Toda a nossa vida deve ser um anúncio constante. Que o Espírito Santo nos ajude a sermos mensageiros da Boa Nova do Cristo ressuscitado e nos transforme em verdadeiros apóstolos”, concluiu. 

Em todos os quatro dias de festa houve confraternização nas barraquinhas de caldos e salgados.

                                                                                                        Para ver as fotos, basta clicar AQUI.