Comunidades

Festa de São Geraldo 2023: vocação e missão como caminhos para a santidade

O tríduo em preparação para a festa São Geraldo, na Piúna, refletiu sobre a importância das missões. O coroamento das festividades aconteceu dia 22 de outubro, quando houve procissão motorizada, missa, sorteio de imagens, bênção de pães, músicas e confraternização nas barraquinhas.


Publicado em: 24/10/2023 17:58:00

Festa de São Geraldo 2023: vocação e missão como caminhos para a santidade

Depois de um tríduo realizado com a participação das comunidades da Paróquia São João Batista, a festa do padroeiro aconteceu com a capela repleta de fiéis. Às 15h30, a procissão motorizada saiu da casa do Sr. Gê e D. Luzia, em direção à capela da comunidade, onde, o pároco, Padre Geraldo Martins, presidiu a missa festiva.

Padre Geraldo explicou que os temas escolhidos para orientar a reflexão da Celebração da Palavra nos dias do Tríduo dizem respeito à missão e pontuou que todos são chamados a ser missionárias e missionários para anunciar a Palavra de Deus, de forma que o coração das pessoas arda. “Jesus, hoje, se serve de nós para falar da Sagrada Escritura aos irmãos. Para que eles também tenham o coração ardendo e sintam o desejo de servir ao Senhor”.

“Como gostaria que a Palavra de Deus fizesse o coração de vocês arder, para que sentissem a presença de Deus em todos os momentos de suas vidas. Como gostaria que nos assentássemos sempre à mesa da Eucaristia, para que nossos olhos se abrissem e enxergássemos o que realmente importa”, ressaltou.

“Como seria bom se nós, a exemplo de Jesus Cristo, nos fizéssemos pão para nossos irmãos e nossas irmãs, fortalecendo suas vidas. Como seria bom se nos tornássemos missionários do Reino, para responder ao chamado que Deus nos faz à santidade”, falou.

Sobre o Evangelho que diz “a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”, o pároco defendeu que os governantes não podem se colocar como deuses, "pois ninguém pode se apropriar do que é de Deus. E nada pode ocupar Seu lugar no coração humano". Quanto ao povo, ele deve cumprir a lei e pagar os impostos, mas entregar a Deus o que lhe pertence : “de Deus é o povo, a vida, a terra e toda criação.”.

De São Geraldo, a quem o pároco chamou de “um grande missionário”, destacou a obediência à Palavra de Deus e à Igreja: “Somente quem crê obedece; somente quem crê suporta o sofrimento sem revidar, como fez São Geraldo. Que esta festa nos ajude a descobrir nossa vocação Cristã e nos ajude a crescer como comunidade, cuidando da vida, promovendo as vocações e a missão. Esse é o caminho que precisamos trilhar para alcançar a santidade”, concluiu.

Encerrando a missa, o padre abençoou pães para serem distribuídos aos presentes e, em seguida, convidou os aniversariantes do mês para se aproximarem do altar, quando todos cantaram os parabéns.

A coordenadora comunitária Sheila agradeceu a presença de todos e a disponibilidade dos que trabalharam para a realização da festa. Em seguida, foi feito o sorteio de uma imagem de São Geraldo e também de uma rifa. A festa foi encerrada nas barraquinhas, onde os fiéis se reuniram para ouvir música e comer pastel.

Confira nossas fotos.