Comunidades

Festa de São Pedro é realizada nas Duas Barras

A Comunidade São Pedro, localizada na zona rural de Duas Barras, celebrou seu padroeiro com um tríduo, de 29/06 a 01/07, do qual participaram as diversas comunidades da paróquia São João Batista, e uma grande festa na tarde do domingo dia 02 de julho.


Publicado em: 04/07/2023 21:30:00

Festa de São Pedro é realizada nas Duas Barras

Após a procissão, a missa festiva foi presidida pelo pároco, Padre Geraldo Martins, que acolheu a todos com muita alegria e desenvolveu a homilia em forma de um diálogo carinhoso com a assembleia, quando perguntou aos fiéis sobre o que mais gostam em São Pedro. 

Alguns disseram que é a chave que liga e desliga as coisas da terra aos céus. Outros indicaram a coragem, a confiança e a obediência do apóstolo. Foram ainda mencionados sua simplicidade e seu amor a Deus.

A partir da contribuição dos presentes, Padre Geraldo refletiu sobre a vida de Pedro, destacando sua fé, missão e coragem. Sobre a fé, explicou que as pessoas não entendiam muito bem quem era Jesus, mas Pedro, por inspiração divina, diz “Tu és o Messias, o filho do Deus vivo”. 

“É a fé que nos faz reconhecer Jesus como filho de Deus, como o salvador. É a fé que nos faz seguir no caminho de Deus. Mesmo que a gente vacile como Pedro vacilou, basta buscá-lo que Ele vem em nosso socorro”, disse o pároco.

“Só podemos dizer quem é Jesus pela nossa fé e é ela que nos ajuda a vencer a dor, o sofrimento, as angústias e perseguições. Quem não tem fé nunca vai reconhecer Jesus como filho de Deus. Talvez seja esse o primeiro pedido que a gente deva fazer a São Pedro, que ele aumente a nossa fé”, pontuou.

Sobre a missão de Pedro, enfatizou que todo aquele que tem fé e reconhece Jesus como filho de Deus tem a mesma missão de Pedro que é espalhar a Palavra de Deus: “Precisamos espalhar o Evangelho e acabar com a violência que fere e tira a vida do povo. A nossa missão é espalhar a Boa Nova, o amor, o perdão e a partilha”, destacou.

O terceiro ponto defendido pelo celebrante foi a coragem e a confiança de Pedro. “Nem sempre as pessoas recebem bem a nossa missão. Por isso, é preciso coragem. Prenderam e amarraram Pedro e colocaram 16 homens vigiando para ele não fugir. E mesmo acorrentado, Pedro dormia tranquilamente. Ah, como eu gostaria de ter essa confiança”, revelou. 

“Pedro dormia, pois confiava em Deus. Só a confiança nos faz acreditar que Deus não se esquece de nós e nos liberta de todo sofrimento, como cantamos no Salmo ‘de todos os temores me livrou o Senhor Deus’”, pontuou.

“Que São Pedro nos ajude a crescer na fé e na coragem para cumprir a nossa missão. Que um dia possamos dizer como São Paulo ‘combati o bom combate e agora só espero encontrar com Deus no céu’”, concluiu.

Ao final da missa, Vanilda – da Comunidade São José – convidou a todos para a 10ª Festa da Trabalhadora e do Trabalhador Rural, que será realizada na Comunidade de Nossa Senhora das Graças, no Córrego São João, dia 30 de julho, a partir das 14h. Informou que a missa será celebrada às 15h.

A capela esteve cheia de fiéis que vieram celebrar a missa com a comunidade, entre eles, a equipe de música da Comunidade Nossa Senhora Aparecida que animou a celebração e a Irmandade do Santíssimo.

Depois de entusiasmados vivas ao padroeiro e de cantar parabéns para os aniversariantes, os fiéis se reuniram nas barraquinhas para saborear pastéis, salgados e canjica doce.

Veja aqui as fotos