Comunidades

Festa de São Pedro tem apresentação de congado

Com participação do Congado de Nossa Senhora do Rosário de Porto Firme, a Comunidade de São Pedro, localizada na zona rural de Duas Barras, homenageou seu padroeiro em sua capela, no dia 03 de julho. A missa foi presidida pelo pároco Padre Geraldo Martins que acolheu a todos com muita alegria e destacou a importância de valorizar a religiosidade e a cultura popular.


Publicado em: 06/07/2022 13:03:00

Festa de São Pedro tem apresentação de congado

Após um tríduo preparatório para a festa de São Pedro, sua comunidade, na localidade de Duas Barras, reuniu os fiéis no dia 03 de julho às 16 h para celebrar seu padroeiro.

O Congado Nossa Senhora do Rosário, de Porto Firme, animou a procissão, que começou às 15h30, e acompanhou a imagem até sua capela. Depois de participar da santa missa, o grupo fez uma apresentação na área externa, enquanto as pessoas se reuniam em volta da barraquinha de salgados. 

Em sua homilia, Padre Geraldo refletiu sobre a fé do apóstolo. “Pedro deixou tudo para seguir Jesus porque tinha fé. É ela que move nossa vida e nos ajuda a responder às grandes perguntas de nossa existência. Na fé, temos a luz que vem da revelação de Deus. Ter fé é acreditar na presença amorosa de Deus”, disse.

“Por causa de sua fé, Pedro acabou na prisão. E ele deveria ser muito forte, pois foram necessários 16 soldados para vigiá-lo enquanto estava preso. Ele também era 'muito perigoso', como eram a Irmã Dorothy, o padre Ezequiel Ramin, Santos Dias, Margarida Alves e tantos outros que deram a vida pelo Evangelho”, defendeu.

O pároco enfatizou que a fé só tem valor se for convertida em obras. “A principal obra da fé é o anúncio por meio do qual comunicamos a Boa Nova trazida por Jesus. Se as pessoas não estão recebendo ou não estão acreditando nesta Boa Notícia é porque não estamos sabendo como comunicá-la. Precisamos aprender com Pedro o melhor modo de evangelizar”, acentuou.

“Com a força da oração, a disposição para o trabalho e a confiança em Deus, seremos libertados de todos os temores e dificuldades. Para isso, precisamos responder à pergunta de Jesus: ‘Quem sou eu para você?’. A partir de nossa resposta, entenderemos qual caminho devemos seguir”, finalizou.

Veja as fotos.