Publicado em: 16/06/2025 13:15:00
A festa do Sagrado Coração de Jesus é uma oportunidade para renovar a fé e recordar que o centro da vida cristã é o amor: um amor que se doa, sofre, perdoa e acolhe sem limites. Celebrar o Sagrado Coração de Jesus é contemplar o coração de Deus aberto à humanidade, cheio de compaixão, e deixar-se transformar por Ele.
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus tem raízes antigas, mas ganhou forma especialmente no século XVII, com as revelações místicas de Santa Margarida Maria Alacoque, uma freira francesa que, em suas visões, Jesus mostrou seu coração rodeado de chamas, coroado de espinhos e sangrando de amor pela humanidade. Ele pediu que fosse estabelecida uma festa para honrar seu Coração, como símbolo de seu amor redentor, ferido pelos pecados do mundo.
Na paróquia São João Batista, as celebrações aconteceram na primeira quinzena do mês de junho e se encerraram na comunidade do Pau de Cedro, que leva o nome do padroeiro. As demais comunidades participaram do Tríduo, com Celebração da Palavra, nos três dias que antecederam a festa, quando refletiram sobre o perdão, o amor familiar, o companheirismo e importância de anunciar a Palavra de Deus com a própria vida.
No dia da festa, 15/06, a procissão teve início na casa do Senhor Liberalino e seguiu até a capela, onde o pároco, Padre Geraldo Martins, presidiu a santa missa. Em sua homilia, refletiu sobre a Santíssima Trindade e mencionou que na catequese tradicional os catequizandos apenas memorizavam perguntas e respostas decoradas sem, muitas vezes, entender seu significado.
Sobre o conhecimento de Deus, fez uma analogia contando a estória de um menino que tentava encher um buraco com a água do mar. Quanto mais colocava, mais tinha que colocar. E o padre explicou: “Assim é o mistério de Deus, quanto mais estudamos e entendemos, mais temos a estudar e entender”, disse.
Também discorreu sobre o amor entre as pessoas da Santíssima Trindade e motivou a assembleia a se inspirar nesse modelo perfeito de amor e união na vivência familiar e comunitária.
Disse que após a morte de Jesus na cruz, um soldado cortou com a lança o Seu lado e de Seu coração rasgado saiu água e sangue: “A Igreja nasce do coração de Cristo. Água e sangue são os sacramentos do Batismo e da Eucaristia”, pontuou.
Para terminar a celebração, meninos da comunidade prestaram homenagens ao Sagrado Coração de Jesus, coroando-o e lhe oferecendo flores e o coração. A jovem Magda, após ter pedido o batismo, foi apresentada à comunidade e irá participar dos encontros de catequese. A irmandade do Sagrado Coração de Jesus acolheu novos membros e, por fim, os aniversariantes do mês de junho foram convidados até o altar para o canto dos parabéns.
Encerrada a missa, os fiéis se reuniram na área externa da capela para uma animada festa junina.
Veja AQUI outas fotos.