Comunidades

Pároco tem encontro com Conselho de Pastoral de São Pedro

Esta foi a primeira vez que o pároco se reuniu com o Conselho da comunidade que é composto, em sua grande maioria, por mulheres. Embora já esteja na paróquia há pouco mais de um ano, padre Geraldo ainda não havia conhecido o CCP por causa da pandemia que obrigou a paróquia a suspender reuniões para evitar aglomerações.


Publicado em: 25/02/2021 22:26:00

Pároco tem encontro com Conselho de Pastoral de São Pedro

A comunidade de São Pedro, na zona rural de Duas Barras, paróquia São João Batista, em Viçosa (MG), teve sua missa mensal nesta quarta-feira, 25, às 19h, presidida pelo pároco, padre Geraldo Martins. Cerca de 30 pessoas participaram da celebração, respeitando as normas determinadas pelas autoridades municipais para evitar a contaminação pelo coronavirus.

O pároco se reuniu com o Conselho de Pastoral da comunidade antes da missa, às 17h30, para ouvir as coordenadoras de pastoral sobre os trabalhos desenvolvidos ao longo de 2020. Participaram da reunião Regina Castro Fontes, coordenadora da comunidade; Maria das Dores Silva Fontes, coordenadora da catequese; Ilda Escolástica Arruda, coordenadora da Liturgia; Elza Neide Gonçalves Nicolau, secretária do Conselho e coordenadora da pastoral do dízimo.

A coordenadora do Conselho, Regina Castro, explicou que a comunidade é dividida em quatro setores: Bragança, Lajes, Luíza e Duas Barras. Destacou que algumas pessoas da comunidade foram contaminadas pela Covid-19, mas se recuperaram bem. A coordenadora da catequese, Maria das Dores, conhecida como Dorinha, repassou as decisões tomadas pela coordenação paroquial de catequese e disse que, neste ano, não haverá celebração da primeira eucaristia na comunidade.

Os membros do Conselho ressaltaram algumas carências da comunidade, especialmente, em relação à necessidade de ter novos agentes para a liturgia e outras pastorais. O pároco disse que está sendo construída uma proposta para a formação das equipes de liturgia nas comunidades.

Padre Geraldo agradeceu ao Conselho por sua atuação na comunidade e chamou atenção para o fato de o grupo ser só de mulheres. Informou que a prioridade pastoral arquidiocesana, neste ano, é “cuidar da vida ameaçada” e solicitou que o Conselho fique atento caso alguma família passe necessidade, especialmente, nesse tempo da pandemia.

A reunião com o CCP de São Pedro faz parte da série de reuniões que o pároco fará com os Conselhos das quatorze comunidades da paróquia. Nesta semana ele se reúne, ainda, com as comunidades de Santa Terezinha, no Vale do Sol, e Nossa Senhora das Graças, em Córrego São João.