Igreja no Brasil

Paróquias realizam Coleta para as Missões no Dia Mundial das Missões

Realizado no penúltimo domingo de outubro, o Dia Mundial das Missões (DMM) é ocasião para colaborar com as missões com orações e doações. Neste ano, o tema do DMM é “Jesus Cristo é missão – Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” 


Publicado em: 20/10/2021 19:20:00

Paróquias realizam Coleta para as Missões no Dia Mundial das Missões

Todas as paróquias do Brasil realizam, nas celebrações do próximo final de semana, a Coleta Missionária destinada a ajudar as regiões mais necessitadas de missionários e de recursos no mundo. Esta coleta é feita no Dia Mundial das Missões, instituído pelo papa Pio XI, em 1926, como um dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos.

A oferta é feita através de envelopes distribuídos nas paróquias durante o mês missionário. Para aqueles que desejarem fazer a sua doação sem sair de casa, as POM disponibilizam a transferência pelo PIX cuja chave é pom@pom.org.br.

As ofertas arrecadadas nas paróquias e dioceses são enviadas integralmente às POM que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade, em Roma, para apoiar projetos missionários em todo o mundo. Desta coleta, 80% são destinados para auxiliar 1.050 dioceses pobres nos “territórios de missão” e diversos projetos na África, Ásia, Oceania e América Latina. Os outros 20% são para a ação missionária no Brasil. Em 2020, o Fundo Mundial de Solidariedade distribuiu mais de R$ 680 milhões aos projetos missionários. As dioceses do Brasil doaram R$ 5 milhões.

Os principais projetos financiados pela coleta estão ligados a trabalhos de promoção humana, catequese e evangelização; formação dos futuros sacerdotes e religiosos(as); manutenção de missionários e igrejas em terras de missão; meios de comunicação social e de transportes; apoio e ajuda a centros de educação e saúde, casas de portadores de deficiências físicas; construções de capelas, igrejas, seminários e hospitais; casas para idosos, orfanatos, creches, centros de reeducação social e dependentes químicos; e subsídios de urgências em situações de desastres e calamidades públicas.

Com informações das POM