Igreja no Brasil

Realizada em Brasília, Assembléia Nacional decidiu ações da Pastoral Familiar para 2024

Um momento de oração, partilha e troca de experiências da evangelização das famílias no Brasil.


Publicado em: 11/07/2023 15:30:00

Realizada em Brasília, Assembléia Nacional decidiu ações da Pastoral Familiar para 2024

 Foi assim que se finalizou a 47ª Assembleia Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), realizada entre 7 e 9 de julho, em Brasília (DF). Os coordenadores, assessores eclesiásticos e bispos referenciais de diversas partes do país participaram do encontro. Os novos integrantes da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – o bispo de Barreiras (BA), dom Moacir Silva Arantes, e o bispo auxiliar de Curitiba (PR), dom Reginei José Modolo, além do novo assessor da Comissão, padre Rodolfo Chagas Pinho – também estiveram presentes. Na ocasião, também foram discutidos os próximos passos a serem realizados na promoção da vida e da família.

“Vivemos em um tempo bonito dentro da Igreja, que é o tempo da sinodalidade e o principal objetivo é ouvir. Dessa forma, escutamos os casais dos diferentes estados do Brasil, com o objetivo de ajudar as paróquias na contribuição para a Pastoral Familiar. Tudo o que diz respeito à família, a vida dela na Igreja e na sociedade, nós refletimos sobre essa realidade. Desde a educação das crianças, dos jovens, da família, dos recém-casados, esta é uma realidade que a Pastoral Familiar reflete e propõe caminhos para viver a fé dentro da família. A Igreja nos convida a fazer desse espaço um local de evangelização”, ressaltou o bispo de Campo Mourão (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, dom Bruno Eliseu Versari.

Abertura
Na sexta-feira (7), o encontro começou com a celebração da Santa Missa. Presidiu a celebração o bispo de Barreiras (BA) e membro da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, dom Moacir Silva Arantes. Refletindo sobre a liturgia do dia, o bispo motivou os participantes a pedir a graça de vivenciar a assembleia e ser na vida das famílias o que Jesus foi na família de Mateus.

 Momento da abertura da Assembleia com os bispos da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, o assessor e os casais coordenador e vice | Foto: Luiz Lopes Jr/CNPF
Já no sábado (8), a assembleia recebeu a visita do secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, e do subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB, padre Jânison de Sá.

Fonte: PASCOM

Leia outras notícias