Paroquial

7° dia da novena de S. João: Viver com fé e despreocupação o presente

A missa do 7° dia da novena de S. João Batista foi presidida pelo Pe. João do Carmo Macedo que refletiu sobre o seguimento a Jesus como a maior esperança do cristão e sobre a eucaristia como alimento do peregrino que caminha para a eternidade. Após a celebração, o show do grupo Esquema de Pagode animou a noite cultural.


Publicado em: 23/06/2025 15:14:00

7° dia da novena de S. João: Viver com fé e despreocupação o presente

Na noite do sábado, 21 de junho, a paróquia celebrou o sétimo dia da Novena de São João Batista, com o tema “Agir e sofrer: lugares de aprendizagem da Esperança”. A missa foi presidida pelo padre João do Carmo Macedo, pároco da Paróquia São Domingos de Gusmão, no distrito de Ribeirão de São Domingos, município de Santa Margarida (MG), e concelebrada pelo pároco, padre Geraldo Martins. A Liturgia foi animada pela comunidade Santa Terezinha, que trouxe até o altar cartazes que fizeram referências às 16 comunidades da paróquia, lembrando características e ações de cada padroeiro/a local. 

A primeira leitura proclamada foi da 2ª Carta de São Paulo aos Coríntios (12,1-10), relatando as transformações ocorridas na vida do apóstolo Paulo, antes uma pessoa orgulhosa, mas depois servo fiel de Cristo. Após fazer um encontro transformador com Cristo, Paulo descreve “Quando sou fraco e que sou forte”, pois a graça age quando o ser humano reconhece sua fraqueza e admite que só Deus tem a força verdadeira. 

Do Evangelho de Mateus (6, 24-34), a reflexão teve como foco as preocupações desnecessárias. Padre João enfatizou que as preocupações excessivas são sinais de pouca fé e se Deus cuida até das plantas, quanto mais cuidará da humanidade, seus filhos e filhas. Citou exemplos de pessoas pobres que possuem apenas o essencial e vivem felizes "um dia de cada vez". E reforçou: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, e todas outras coisas lhes serão dadas por acréscimo”. 

Ponderou também sobre a preocupação excessiva com o futuro, ressaltando que não devemos nos preocupar com dinheiro, roupas e comidas, mas com as atitudes que tomamos enquanto caminhamos em direção a nossa Páscoa definitiva. “Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas próprias preocupações”, repetiu. 

Nas preces, a comunidade rezou pedindo que a Igreja seja sempre sinal de unidade e fidelidade a Deus, anunciando o Evangelho com fervor e alegria. Diante do cenário mundial de conflitos, tensões e guerras, pediu sabedoria e discernimento para os governantes, de forma que trabalhem pelo bem comum com responsabilidade e tomem decisões justas e que beneficiem a todos. 

Após a missa, os fiéis se reuniram em confraternização para saborear as diversas comidas típicas disponíveis nas barraquinhas, como salgados, caldos quentes, doces e canjicas. A noite contou ainda com bingo, bazar e pescaria, ao som do grupo Esquema de Pagode.

 

                                                                                         Veja  AQUI outras fotos.