Publicado em: 24/06/2025 15:51:00
Na noite de domingo, 22 de junho, a paróquia celebrou o penúltimo dia da novena de São João Batista, com missa presidida pelo padre Carlos Giovane Nunes Magri, administrador da Paróquia São Miguel Arcanjo, em Araponga (MG). O pároco, Pe. Geraldo Martins, que acolheu com carinho o sacerdote, contando que ele havia sido seu coroinha na paróquia de Barbacena (MG), concelebrou a missa.
A Liturgia foi preparada pela comunidade Nossa Senhora Aparecida a partir do tema “Com esperança, caminhar juntos rumo à conversão das relações” e as barraquinhas e comidas típicas foram preparadas pela Comunidade São Sebastião.
A primeira leitura proclamada foi retirada da Profecia de Zacarias (12,10-11.13,1), convidando os fiéis a refletirem sobre a ação de Deus na vida de cada pessoa, considerando que a humanidade frequentemente age com impaciência e hostilidade por não saber identificar os planos de Deus.
O Evangelho de Lucas (9, 18-24) motivou os presentes a seguirem firmemente Cristo, renunciando à própria vontade para fazer a de Deus e aceitando as dificuldades de cada dia. Padre Carlos Giovane destacou a importância de o cristão ter consciência de suas escolhas: “Para nós, nem todo caminho é certo. Para nós, só há um caminho, aquele que Deus nos revela”, disse.
O sacerdote questionou se as pessoas realmente conhecem Jesus Cristo, o único caminho que leva a Deus e retomou a passagem do Evangelho em que Jesus interroga seus discípulos sobre o que sabem a seu respeito. A partir da resposta de Pedro “Tu és o Cristo de Deus”, destacou que também nós precisamos ter ciência de qual papel Jesus desempenha em nossas vidas, pois nossas ações irão depender grandemente de nossa percepção de quem Ele é para nós.
Nas preces, a comunidade pediu a Intercessão de São João Batista pela Igreja para que seja sinal de comunhão, esperança e acolhida. Rezou também pelos líderes civis e religiosos para que promovam a paz, o diálogo e a dignidade humana.
Após a missa, os fiéis continuaram a celebração se deliciando com as diversas comidas típicas disponíveis nas barraquinhas, como pastéis e os caldos quentes. O show da noite foi com a banda cristã Fogo Santo. Mais cedo, às 14 horas da tarde, houve o festival de prêmios, realizado em prol das obras da paróquia.
Valdete Silva Moura, da Comunidade São Sebastião, elogiou muito a festa e disse estar tudo muito bom, organizado e com grande participação do povo: “Estou gostando especialmente das homilias dos padres”, contou. Cassiana Vitalino, da Comunidade Santa Luzia completou: “Estou amando participar da novena e rever muitos amigos de caminhada. Todos os dias novos aprendizados que aprofundam cada vez mais nossa fé”.
Hoje é a nossa grande festa! Venha celebrar conosco!
Veja AQUI nossas fotos.