Publicado em: 21/06/2025 21:29:00
Na noite de ontem, 20 de junho, a paróquia celebrou o sexto dia da Novena de São João Batista, em preparação para a festa do padroeiro, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 24. A missa foi presidida pelo padre Antônio Carlos Martins, da Paróquia São Silvestre, que veio acompanhado de muitos de seus fiéis.
A celebração também contou com a participação do padre Geraldo Martins e do capelão da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Ronaldo Chaves. A Liturgia foi preparada pela comunidade São Judas Tadeu e teve por tema inspirador da reflexão “A esperança a serviço da vida no cuidado da criação”.
Na primeira leitura retirada da 2ª Carta de São Paulo aos Coríntios (11,18. 21b-30), São Paulo reflete sobre as dificuldades que enfrentou em sua missão como evangelizador. Ele lembra que a vida cristã não é livre de desafios e pontua que mesmo diante dos problemas, os cristãos não devem murmurar, mas, em vez disso, glorificar o Senhor e agradecer sempre.
Do Evangelho de Mateus (6,19-23) a mensagem deixada foi a importância da busca dos verdadeiros tesouros. O sacerdote lamentou que o ser humano procure sempre preencher seus vazios com dinheiro e riquezas. Mas Jesus diz que os tesouros deste mundo são passageiros, pois podem ser destruídos ou roubados e enfatizou que todos devem juntar riquezas no céu, por meio de boas ações com as pessoas e a casa comum.
Padre Antônio Carlos citou o Papa Francisco, alertando para os males e prejuízos causados pelas guerras e conflitos, que marcam o cenário mundial e resultam na morte de milhares de pessoas, entre elas jovens e crianças. “A vaidade e a indiferença com o outro só distanciam. Nossa missão é atuar com amor a favor da paz, da justiça e do cuidado comum’’, afirmou.
Reforçou ainda a importância de olharmos com atenção o quadro ecológico mundial. Mencionou os discursos bonitos, mas vazios que não promovem de fato o cuidado com a casa comum. “Não adianta a gente ficar pregando muito amor ao próximo, amor à criação de Deus e não fazer nada de concreto no dia a dia em nossa casa”, alertou.
Também lembrou a importância dos atos sustentáveis, como é o caso da paróquia que tem aderido à venda dos kits reutilizáveis para servir os alimentos da festa, de forma a diminuir o uso de itens descartáveis.
Nas preces, a comunidade rezou pedindo que os corações encontrem a verdadeira alegria de amar e servir, praticando o bem, a justiça e a fraternidade, trilhando caminhos que busquem a defesa da vida e o cuidado com a criação.
Após a missa, os fiéis continuaram a celebração se deliciando com as diversas comidas típicas disponíveis nas barraquinhas, como os salgados e os caldos quentes, que foram preparados pela comunidade São Francisco de Assis. A noite cultural contou com bingo, bazar e apresentação da banda Remix Show.
Clique AQUI para ver nossas fotos.