Paroquial

Adultos recebem sacramento da Crisma na paróquia São João Batista

A preparação dos adultos começou no ano passado e seguiu o processo da catequese de iniciação à vida cristã, de inspiração catecumenal, incluindo os tempos do pré-catecumenato, do catecumenato e da purificação.


Publicado em: 24/04/2022 22:03:00

Adultos recebem sacramento da Crisma na paróquia São João Batista

Um grupo de 50 adultos da paróquia São João Batista recebeu, neste domingo, 24, o Sacramento da Crisma após uma preparação que começou em agosto do ano passado. O sacramento foi ministrado pelo vigário episcopal da Região Mariana Leste e pároco da paróquia São Pedro, em Ponte Nova (MG), padre Luiz da Paixão Rodrigues, durante a missa que presidiu às 9h30, na igreja São João Batista. O pároco da paróquia São João Batista, padre Geraldo Martins, concelebrou com o vigário episcopal.

Padre Luiz da Paixão compartilhou sua alegria por estar na paróquia para ministrar esse sacramento. Disse que, após sua nomeação para a função de vigário episcopal, no mês passado, esta é a primeira turma que crismada por ele.

Em sua homilia, o vigário episcopal destacou três dons dados por Jesus ressuscitado: o Espírito Santo, a paz e o perdão. “Em suas primeiras aparições, Jesus diz a seus discípulos ‘A paz esteja convosco’. Depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: ‘Recebei o Espírito Santo’”, recordou padre Luiz, citando o evangelho.

“O sopro de Jesus é um sopro de vida nova. Quando eu for ungir vocês, falarei as mesmas palavras de Jesus: ‘recebam o Espírito Santo’. Quem caminha com Jesus recebe a paz e dela deve se tornar mensageiro, levando-a a todos os ambientes aonde for”, disse. “Quem recebe o sopro do Espírito Santo precisa levar sempre a paz, o perdão, a vida nova. Quem caminha com Cristo não pode guardar mágoas, mas precisa ser mensageiro do perdão”, acrescentou.

Padre Luiz lembrou também a importância do cristão viver em comunidade. “Quem caminha com Cristo precisa viver em comunidade. Fora da comunidade, Tomé não faz a experiência com Cristo. Quem diz que é cristão, mas não vive em comunidade não tem tempo para rezar sozinho e não faz a experiência de Deus”, advertiu.

O vigário episcopal exortou os crismandos a se deixarem guiar sempre pelo Espírito Santo. “Que vocês, crismandos, sejam fortalecidos pelo Espirito Santo. Ouçam Jesus falando para vocês o que falou aos discípulos ‘recebam o Espirito Santo’ para serem testemunhas do Cristo, levando vida nova que Ele a todos oferece”, pontuou.

A catequista Madalena Maria dos Santos Jacovine agradeceu aos crismados pela perseverança durante a preparação para o sacramento e lembrou que os encontros continuarão durante o tempo pascal. Segundo o pároco, os encontros a partir da crisma fazem parte do tempo chamado “Mistagogia”, no processo da catequese de iniciação à vida cristã de inspiração catecumenal. “Vocês agora são chamados a ‘degustar’ o sacramento que acabam de receber, vivendo esse tempo da mistagogia que é como saborear o mistério de Deus na vida de vocês”, explicou padre Geraldo.

Durante o tempo pascal deverão ser abertas as inscrições para nova turma de adultos que queiram se preparar para receber os sacramentos da iniciação cristã. De acordo com a coordenação da catequese de adultos, a preparação da nova turma deverá começar na festa da Santíssima Trindade, dia 12 de junho. 

Veja as fotos aqui