Paroquial

Agentes de pastoral têm dia de espiritualidade refletindo sobre o seguimento de Jesus

O retiro foi uma proposta do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) e reuniu agentes de pastoral das quatorze comunidades da paróquia São João Batista que tiveram momentos de reflexão e meditação orientados pelo padre Pedro Talin


Publicado em: 23/01/2023 15:54:00

Agentes de pastoral têm dia de espiritualidade refletindo sobre o seguimento de Jesus

A paróquia São João Batista, em Viçosa (MG), promoveu, no último sábado, 21, um retiro espiritual para seus agentes de pastoral em preparação ao início das atividades pastorais neste ano de 2023. Orientado pelo vigário paroquial da paróquia São Miguel Arcanjo de Araponga (MG), padre Pedro Hugo Alves Talin, o retiro reuniu 130 pessoas no Espaço Colônia, localizado na comunidade rural da Colônia.

Recheado de dinâmicas, o retiro convidou os participantes a refletirem o caminho a que o cristão é chamado a seguir. “A vida é percorrer um caminho. O caminho é mais que viajar, que caminhar, que sair de um lugar e chegar a outro lugar. A vida se faz no caminho repleto de acontecimentos e de marcas”, explicou padre Pedro.

pe-pedroPadre Pedro repetiu como um mantra o tema que propôs para o retiro: “caminhamos na estrada de Jesus, chamados na graça e na missão”. Nesse contexto, recordou o Ano Vocacional vivido pela Igreja no Brasil. “O chamado de Deus acontece no cotidiano de nossa vida. Deus não precisa de nosso currículo para nos chamar. Ele age com graça, na graça e pela graça porque Ele é graça”, sublinhou o padre.

O dia foi intercalado de palestras, dinâmicas e meditações silenciosas quando os agentes de pastoral eram convidados a confrontar a palavra de Deus com a própria vida. Nem mesmo a chuva, que insistiu em cair durante todo o dia, inibiu a criatividade do pregador e o ânimo dos participantes.

O pároco da paróquia São João Batista, padre Geraldo Martins, participou do encontro e também deixou uma palavra aos participantes, encerrando o retiro. Ele falou sobre o amor a Deus, segundo São Bernardo. “Ensina São Bernardo que o motivo de nosso amor a Deus é o próprio Deus, e que a medida desse amor é amar sem medida”, explicou padre Geraldo.

Veja as fotos aqui