Paroquial

Alegria e amor: Marcas do 3º dia da novena

No dia 17/06, quando a igreja celebrou a festa do Imaculado Coração de Maria, a Paróquia São João Batista também festejou o terceiro dia da novena em honra a seu padroeiro, com o tema “O amor de Deus é o princípio o fim de todo chamado”.


Publicado em: 18/06/2023 18:28:00

Alegria e amor: Marcas do 3º dia da novena

Às 15h, o pároco, Pe Geraldo Martins presidiu a Missa das Crianças, em uma celebração que destacou o  protagonismo e a alegria das crianças que leram os textos bíblicos, fizeram uma encenação, brincaram e cantaram animadamente o hino de São João Batista. Segundo a coordenadora paroquial de catequese, Jaqueline Ferreira, as crianças se sentiram muito bem acolhidas e à vontade. “Na festa do padroeiro, aquele era o momento delas”, disse.

A coordenadora destacou que a participação das crianças só não foi maior por causa das festas juninas (dia letivo) que foram realizadas simultaneamente em várias escolas de Viçosa. Durante a homilia, Padre Geraldo explicou às crianças os símbolos presentes no ambiente, como as imagens de São João Batista, do Sagrado Coração de Maria e o mosaico central com a cruz de Cristo. “Foi tudo muito significativo”, pontuou a coordenadora.

À noite, o viçosense, Padre Robson, Pároco em São Miguel do Anta, presidiu, pela primeira vez, uma celebração eucarística na igreja de São João Batista e foi calorosamente recebido pelo pároco, que também acolheu os seminaristas Bruno, natural de Barbacena, e Ronan, de Abre Campo. Também estiveram presentes membros do Serviço de Animação Vocacional (SAV) de Viçosa e as Irmãs Oblatas de Nazaré. 

Durante a homilia, Pe Robson  defendeu que  todos nós somos frutos do amor de Deus: “Viemos do amor e nossa essência é amar. A Nossa vocação é sermos amor neste mundo, como diz Santa Terezinha. Mas nós só seremos amor à medida em que conhecermos o amor de Deus. Por isso, devemos fixar o nosso olhar em Jesus Cristo, o amor por excelência, e agir no mundo como Ele fez”, acentuou.

Pe Robson destacou que a novena retoma a Campanha da Fraternidade deste ano que trouxe o tema da fome, uma realidade ainda presente na vida de muitos brasileiros.  “Ser Cristão significa assumir o modo de vida de Jesus Cristo Jesus e saciar a fome dos que não têm alimentos de qualidade”, defendeu.

Sobre a festa do Sagrado Coração de Maria, explicou que toda devoção Mariana é cristológica, pois coloca Jesus Cristo no centro de tudo. “Maria acolheu o seu chamado e mesmo quando não entendia os desígnios divinos, guardava-os em seu coração. Essa é uma atitude de uma grande discípula: “Ouvir a Palavra de Deus e se deixar transformar por ela”, enfatizou. “Que nós possamos, assim como Maria e João Batista, acolher em nossos corações a voz de Deus, deixando-o nos moldar e nos tornar dóceis e zelosos ao que Ele nos ensina”, concluiu.

Ilustrando o tema da festa, jovens do Serviço de Animação Vocacional (SAV) de Viçosa apresentaram uma encenação sobre o questionamento da juventude quanto aos caminhos de vida que deverão escolher. Para encerrar a missa, os presentes foram convidados a continuar a confraternização na área externa da igreja, para saborear uma variedade de pratos típicos de festa junina, incluindo um delicioso macarrão na chapa. A noite cultural foi animada por Tainá e sua viola. 

 

Confira nossas fotos.

Missa das crianças

Missa da noite