Paroquial

Apesar da chuva, missa de finados reúne grande número de fiéis

A Missa de Finados foi celebrada às 8h no cemitério Colina da Saudade, em Viçosa, pelo pároco da Paróquia São João Batista, Padre Geraldo Martins. Mesmo com a chuva fina, os fiéis encheram a capela recentemente reformada ou ficaram a seu entorno, para rezar pelos seus entes queridos.


Publicado em: 04/11/2023 08:32:00

Apesar da chuva, missa de finados reúne grande número de fiéis

Durante a homilia, padre Geraldo mencionou que a Missa de Finados é o modo católico de celebrar a morte, fazendo orações por quem já partiu. “Celebramos a fé na ressurreição. Na morte celebramos a vida, pois a morte não é uma derrota, mas a passagem para a vida para qual Deus nos criou”, disse.

Explicou que os católicos vão até o cemitério na certeza de que aqueles que amam vivem no Senhor.  Inspirado nos textos da Palavra de Deus proclamada durante a missa, destacou três palavras em sua reflexão: confiança, esperança e vigilância.

A partir na narrativa sobre vida de Jó, pontuou que Jó experimentou a dor de maneira muito profunda, mas jamais perdeu sua fé ou culpou a Deus por seu sofrimento: “Devemos repetir como ele ‘eu sei que o meu redentor está vivo e meu olhos verão a Deus’. Essa é a confiança de quem acredita que Deus não desampara e que o sofrimento não é castigo de Deus”, falou.

O pároco resumiu o Salmo cantado que proclama “O senhor é o pastor que me conduz. Não me falta coisa alguma” e orientou: “Coloquem a confiança de vocês em Deus porque Ele vive e nos fará ver sua face um dia. Quanto mais confiamos em Deus, mais sentimos sua presença e sua força. Aconteça o que acontecer, não percam a confiança no Senhor”, ressaltou.

A partir da carta de São Paulo aos Coríntios, o pároco introduziu o segundo tópico de reflexão: a esperança: “Cristo Ressuscitou e nós também iremos ressuscitar. Quem confia espera. A esperança nos faz acreditar na vitória sobre todos os males. Faz-nos acreditar na ressurreição e em nosso encontro com o Pai”, sublinhou.

“Uma vida sem esperança perde o seu sentido. É a esperança que nos move, nos fortalece e nos dá a certeza de que Deus caminha conosco. Confiança e esperança são dois pilares que devem nos sustentar diante do sofrimento e da morte. A esperança nos faz compreender que aqueles que nos antecederam hoje celebram a verdadeira vida em Deus”, reforçou.

Fazendo referência à passagem do Evangelho lida, o pároco destacou a terceira palavra: vigilância: “Estejamos preparados para o nosso encontro com o Pai. A vida não termina aqui. Estamos aqui construindo nossa morada eterna. Que quando chegar nosso dia, estejamos preparados para fazer nossa mudança. A vigilância é própria dos que vivem com confiança e esperança”, defendeu.

Para encerrar, Padre Geraldo motivou a todos a celebrar o dia de finados com muita serenidade, considerando que a morte é parte da vida, algo natural no processo de caminhada para o Pai: “A morte é um encontro com o amado, a luz eterna, a glória que brilha para sempre. Que sejamos sempre movidos pela confiança de que Deus não nos abandona, pela esperança e fé na ressurreição”, concluiu.

Mais fotos