Paroquial

Campanha da Fraternidade lançada na 4ª feira de cinzas traz o tema da Amizade Social

A Campanha da Fraternidade de 2024 foi lançada, oficialmente, nesta quarta-feira de cinzas (14/02) em todo o Brasil. Na Igreja de São João Batista o lançamento aconteceu nas missas das 7h e 19h.


Publicado em: 15/02/2024 13:48:00

Campanha da Fraternidade lançada na 4ª feira de cinzas traz o tema da Amizade Social

A Campanha da Fraternidade proposta para esta Quaresma foi lançada, oficialmente, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesta quarta-feira de cinzas (14). 2024 marca os 60 anos de mobilização da Campanha da Fraternidade em todo o país. O tema escolhido para este ano é “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

O lançamento da campanha também aconteceu na Igreja de São João Batista no dia 14, às 7h e 19h, com missas das quais participaram grande número de fiéis. No início da celebração, o pároco, Pe Geraldo Martins apresentou os objetivos da campanha atual que busca promover um caminho quaresmal em três perspectivas: Incentivar as pessoas a analisar e superar as situações de inimizade; Impulsioná-las a se deixar iluminar-se pelo Evangelho que as une como família; Agir conforme a proposta da Quaresma que é de conversão constante, promovendo mudança pessoal e comunitária.

Durante a homilia, Pe Geraldo destacou que a quaresma é uma caminhada que tem como ápice a maior celebração da vida: a ressurreição de Jesus Cristo. Por isso, convidou os presentes a fazerem deste período um deserto, onde busquem aprender e se libertar de toda forma de escravidão. “O deserto é um lugar sagrado de libertação, oração e santidade. Mas não caminhem com os olhos fechados. Procurem enxergar as coisas com o olhar de Deus e busquem forças no seu rosto misericordioso”, pontuou. 

Em seguida, resumiu os textos bíblicos lidos na celebração em três práticas: caridade, jejum e oração. Enfatizou que essas práticas devem ser realizadas discretamente, na intimidade do cristão com Deus: “Caridade significa sair de nós mesmos para cuidar do irmão e lutar contra toda forma de exclusão e divisão. Devemos cuidar do outro, sobretudo o mais pobre, como fez o bom samaritano”, sublinhou. 

“A prática da oração nos conecta com Deus. Não uma oração que aliena, mas que olha para a realidade do mundo e enxerga mais graça do que pecado. Quaresma é tempo de cuidar de nossas relações: pela caridade com o irmão e pela oração com Deus”, disse o pároco.

 “O Papa Francisco nos diz que durante a quaresma devemos olhar para a nossa realidade e avaliar o que está em desacordo com projeto original de Deus. Ele também considera que jejum não é só abster-se do pão, mas oferecê-lo a quem tem fome”, informou. 

“Quaresma, então, é tempo de buscar a conversão, como São Paulo nos diz na segunda leitura. Hoje é o tempo favorável de conversão; não percamos tempo e façamos de tudo para que a graça de Deus não seja em vão”, concluiu.

Em seguida, os fiéis receberam cinzas sobre suas cabeças como um lembrete da brevidade da vida e da necessidade de arrependimento e sincera conversão.

Veja aqui as fotos da 4ª feira de cinzas.