Publicado em: 23/09/2024 18:52:00
Dia 6 de outubro acontecerá o primeiro turno das eleições, para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador das cidades brasileiras. Visando oferecer aos eleitores de Viçosa subsídios para votarem de forma esclarecida e consciente, as quatro paróquias viçosenses (Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora de Fátima, São João Batista e São Silvestre), em parceria com a Capelania da UFV, receberam os cinco candidatos a prefeito, para ouvir suas propostas de administração da cidade, para os anos de 2025 a 2028.
Realizado no dia 19 de setembro, a partir das 19h30, com transmissão ao vivo pelo canal da paróquia São João Batista no YouTube, por onde foi acompanhado ao vivo por cerca de 1.500 pessoas, o debate foi conduzido pelo jornalista Mateus Lima, servidor do Departamento de Comunicação Social da UFV, o evento contou com a participação dos candidatos Ângelo Chequer (União), Glauco Rodrigues (Rede), Hélio Barbosa (PL), Raimundo Cardoso (PSD) e Sávio José (PT).
Abrindo os trabalhos da noite, Padre Ronaldo Gomes Chaves, Capelão da UFV, deu as boas-vindas aos presentes dizendo que o evento faz parte da missão evangelizadora da Igreja, pois objetiva fortalecer a democracia e a cidadania. “Trazemos para o debate temas que julgamos de fundamental importância na vida dos munícipes, desejando ouvir dos senhores respostas que vão ao encontro dos anseios da população viçosense. A igreja tem consciência de seu papel político que não é indicar esse ou aquele candidato ou partido, mas indicar critérios éticos, evangélicos e humanos que iluminem a decisão de escolher seus governantes”, disse.
O debate foi dividido em sete blocos, começando com a apresentação individual de cada candidato. Em seguida, responderam perguntas sobre temas importantes como educação, saúde, transporte, infraestrutura, agricultura, turismo, lazer, cultura, democracia e segurança. As respostas foram limitadas a dois minutos, sem direito a réplica. Além disso, cinco perguntas enviadas por internautas através do chat do YouTube foram sorteadas e respondidas pelos candidatos, promovendo maior interação com o público.
Diferentemente dos debates tradicionais, desta vez os candidatos não puderam fazer perguntas uns para os outros, mas responderam apenas a questionamentos formulados pelas paróquias e pelos internautas que participaram da transmissão.
Para encerrar o evento, que chamou de “aula de democracia e de cidadania”, o pároco da Paróquia São João Batista, Padre Geraldo Martins, agradeceu a presença de todos e lembrou o filósofo Ruben Alves que compara a política com a jardinagem, dizendo que Deus não criou cidades, mas um jardim. A partir dessa metáfora, pediu aos candidatos a prefeito o mesmo que pediu aos candidatos a vereadores: “que o eleito faça de Viçosa um jardim de fato, onde todos e todas possam ter a alegria de viver”.
Em seguida os candidatos foram presenteados com uma cartilha, elaborada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Regional Sul 2 que considera a política a partir do tema da esperança, e também um documento do Papa Francisco que discorre sobre a fraternidade e a amizade social, a Carta Encíclica Fratelli tutti.