Paroquial

Catequizandos adultos são acolhidos segundo o Rito de Iniciação à Vida Cristã

Os adultos já estão se encontrando semanalmente desde o início de setembro. Nesta primeira etapa, eles foram instruídos a respeito do caminho que deverão fazer durante sua preparação para os sacramentos. 


Publicado em: 04/10/2021 19:24:00

Catequizandos adultos são acolhidos segundo o Rito de Iniciação à Vida Cristã

A paróquia de São João Batista acolheu neste domingo, 3, um grupo de 34 adultos candidatos aos sacramentos de Iniciação à Vida Cristã. O rito inclui assinalar a fronte, os ombros, o peito e os sentidos (olhos, ouvidos, boca) de cada catequizando com o sinal da Cruz, sinal dos cristãos. “Esse sinal vai daqui em diante fazer que vocês se lembrem de Cristo e de seu amor por vocês”, disse o pároco, padre Geraldo Martins. Em seguida, cada catequizando recebeu das mãos de seu catequista um crucifixo como recordação da assinalação. 

Padre Geraldo explicou que nos primórdios da Igreja, o catecumenato durava de dois a três anos e, na vigília pascal, os candidatos recebiam das mãos do bispo os três sacramentos de iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia, marcando sua entrada na vida cristã. “O Concilio Vaticano II veio resgatar o processo catecumenal que foca mais a evangelização que a doutrinação”, disse padre Geraldo. Segundo explicou, a catequese hoje procura ser de inspiração catecumenal, levando o catequizando a viver sua fé na comunidade.

O pároco também relatou que, desde 2006, a arquidiocese tem desenvolvido um plano de catequese para todas as idades, desde a infância até os adultos, inspirando-se no processo catecumenal de iniciação à vida cristã. “Que vocês, prezados catequizandos, façam uma experiência de encontro verdadeiro com Jesus e se apaixonem por Ele. Vocês são chamados a imitá-lo. Que vocês encontrem a verdadeira alegria ao segui-lo”, exortou o sacerdote.

Padre Geraldo também falou sobre a importância de a comunidade dar testemunho de sua fé, ajudando os catequizandos a conhecer e amar Jesus. Após a homilia, o pároco entregou uma Bíblia aos catequizandos, dizendo a cada um deles: “Receba o livro da Palavra de Deus. Que Ela seja luz para sua vida”.

A preparação dos catequizandos começou em setembro. A celebração deste domingo marca o início da catequese propriamente dita. São cinco turmas com dois catequistas cada uma. O processo se estenderá até o próximo ano quando deverá haver a celebração de eleição antes de serem ministrados os sacramentos. Nas turmas, há catequizandos que receberão a crisma, outros receberão crisma e eucaristia e pelo menos uma pessoa receberá os três sacramentos da iniciação cristã.

Veja as fotos 

 

Fonte: PASCOM

Leia outras notícias