Paroquial

Comunidade Santo Expedito celebra seu padroeiro após três anos

Localizada na zona rural do Paiol, a Comunidade Santo Expedito celebrou seu padroeiro, de 17 a 19 de abril, com tríduo preparatório, procissão, missa e barraquinhas.


Publicado em: 20/04/2022 11:21:00

Comunidade Santo Expedito celebra seu padroeiro após três anos

A comunidade Santo Expedito, exultante de alegria, celebrou a festa de seu padroeiro dia 19 de abril, às 19h, em sua capela. Por causa da pandemia da COVID 19, a última festa foi celebrada em 2019, pelo padre Daniel Júnior, hoje pároco na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Brás Pires.

Quem celebrou a festa de 2022, que teve por tema “Como Santo Expedito, queremos ser Igreja solidária que anuncia e sabe ouvir”, foi o pároco da Paróquia São João Batista, padre Geraldo Martins, que passou os dias 18 e 19 visitando as casas da comunidade. Realizado com as visitas, o pároco compartilhou sua alegria por conhecer as famílias e suas realidades.

Durante a homilia, Padre Geraldo explicou que, segundo a tradição cristã, Expedito era um soldado romano, que teve a ousadia de se converter ao cristianismo na época do imperador romano Diocleciano, que reinou de 284 a 305. Como o imperador perseguia os cristãos, Expedito acabou decapitado, tornando-se mártir. 

O celebrante explorou três símbolos presentes na imagem de Santo Expedito: a cruz, o capacete no chão e o corvo sob os pés. “A cruz é o símbolo da fé dos cristãos, pois foi nela que Cristo morreu para nos salvar. Quando Santo Expedito carrega a cruz, ele mostra que sua vida não tem sentido sem Jesus, ou seja, Ele é a razão de sua vida. O sentido da nossa vida é Jesus ressuscitado, que passou pela cruz”, disse.

Sobre o capacete abandonado no chão, o pároco explicou que o soldado deixou uma carreira promissora para seguir Jesus. “Santo Expedito nos ensina a abandonar tudo aquilo que não produz alegria duradoura. As coisas do mundo são ilusões; não trazem felicidade verdadeira. Aquele que crê vive de Cristo, para Cristo”, defendeu.

O terceiro símbolo é o corvo que, segundo a tradição, quando Expedito estava para se converter, o maligno se aproximou dele como um corvo e começou a gritar: “cras, cras, cras”, que em latim significa “amanhã, amanhã, amanhã”. Tudo isso, para fazer com que ele deixasse a sua decisão para depois e, assim, sua fé se esfriaria. Provando que não poderia mais adiar sua decisão, o santo imediatamente esmagou o corvo tentador, dizendo: “Hodie, hodie, hodie!”, que significa “hoje, hoje, hoje”. 

Padre Geraldo explicou que é por isso que ele é considerado o santo das causas urgentes e advertiu: “cuidado, não deixe nada para amanhã, pois o seu amanhã pode ser hoje. Há coisas que não podemos deixar para depois. Amanhã pode ser tarde demais. Peçamos a Deus a graça de crescermos sempre na fé, vivendo com alegria a fé que professamos”, concluiu. 

No momento do ofertório, pessoas da comunidade ofertaram uma ferramenta de trabalho no campo e frutos colhidos. Durante as preces, a comunidade lembrou a necessidade do ônibus para atender os moradores e a conservação das estradas que encontram em estado precário e tomadas pelo mato.

Após cantar animadamente o hino do padroeiro, os fieis se reuniram nas barraquinhas para deliciosas comidas e uma boa conversa.

Veja aqui as fotos.