Paroquial

Conselho Paroquial de Pastoral prepara Assembleias Comunitárias

As assembleias comunitárias serão realizadas entre os meses de novembro/21 e janeiro/22. Contarão com assessoria de uma equipe paroquial, indicada pelo CPP especialmente para esse fim.


Publicado em: 04/10/2021 10:33:00

Conselho Paroquial de Pastoral prepara Assembleias Comunitárias

As comunidades da paróquia São João Batista começam a estudar, neste mês de outubro, a cartilha que prepara as assembleias comunitárias e paroquial de pastoral. A cartilha foi apresentada e comentada na reunião do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), no último sábado, 2. A equipe responsável por preparar as Assembleias, delegada pelo CPP, também participou da reunião.

A Cartilha aprofunda o tema da Assembleia Paroquial - “Ser Igreja de portas abertas, construindo comunidades vivas e transformadoras” - e orienta como devem ser as assembleias comunitárias que se realizarão a partir de novembro de acordo com o calendário de cada comunidade. 

De acordo com o CPP, o Conselho Comunitário de Pastoral (CCP) deve organizar e incentivar a participação de todos os membros da comunidade no estudo da cartilha e na participação da assembleia comunitária. A recomendação é que se formem grupos com até quinze pessoas para o estudo da cartilha que traz três encontros a exemplo dos Roteiros para Grupos de Reflexão. A orientação é que seja feito um encontro por semana, de forma presencial ou virtual, sempre respeitando as normas de prevenção ao coronavirus.

As comunidades terão até o mês de janeiro para realizar suas assembleias, definindo as prioridades pastorais e escolhendo seus coordenadores. Estas assembleias serão assessoradas pela Equipe Paroquial designada pelo CPP e que elaborou a cartilha estudada pelas comunidades. No dia 19 de fevereiro de 2022, será realizada a 10ª Assembleia Paroquial de Pastoral que recolherá e debaterá os resultados das assembleias comunitárias. 

Outros assuntos

O pároco, padre Geraldo Martins, propôs ao CPP um estudo sobre o evangelho de Lucas, preparando-se para no novo ano litúrgico que começa no dia 28 de novembro. O Conselho aprovou a proposta e o estudo será na modalidade virtual nos dias 23, 25 e 26 de novembro, às 20h. 

Padre Geraldo informou, ainda, que a Arquidiocese de Mariana promoverá a Jornada Mundial dos Pobres com lives nos dias 8, 10 e 12 de novembro, às 20h, com o objetivo de preparar as paróquias para a celebração do Dia Mundial dos Pobres, no dia 14 de novembro. 

Foi comunicado também que os candidatos ao Ministério da Palavra na função de leitores e leitoras deverão ser investidos desse serviço na festa de Cristo Rei, dia 21 de novembro, no Dia Nacional dos Cristãos Leitos e Leigas. 

O coordenador dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Márcio Antônio Damasceno, informou que, no próximo ano, a paróquia renovará o quadro de seus ministros e ministras. Explicou que o grupo se reunirá em novembro para discutir como será o processo de escolha e preparação dos novos ministros. 

 

Fonte: PASCOM

Leia outras notícias