Paroquial

Coordenação dos Grupos de Reflexão avalia novena de natal

Além de avaliar a novena de natal, a coordenação discutiu também o conteúdo do roteiro para os grupos de reflexão deste mês de janeiro que aborda o tema da Campanha da Fraternidade. Participaram da reunião representantes das comunidades São Judas, São João Batista, Santa Terezinha, Santa Luzia, Divino Espírito Santo, Nossa Senhora Aparecida, São José e São Pedro.


Publicado em: 07/01/2024 06:11:00

Coordenação dos Grupos de Reflexão avalia novena de natal

A coordenação paroquial dos Grupos de Reflexão teve sua primeira reunião do ano na tarde deste sábado, 6/1, no Centro Paroquial de Pastoral, para avaliar a novena de natal e estudar o conteúdo do roteiro de janeiro para os Grupos de Reflexão (GR). Estiveram presentes coordenadoras dos GR de oito comunidades, acompanhadas de outros membros dos grupos de suas comunidades.

Segundo relataram as coordenadoras, a novena de natal foi rezada com muita animação nas comunidades. “Em nossa comunidade, formamos um grupo só de pessoas idosas que têm dificuldades para ir à capela, e rezamos na casa deles”, comentou Ivanilda Aparecida da Cunha Mafra Valente, da comunidade de São José, nos Nobres.

A doação de alimentos e a formação de cestas básicas para os pobres foi o gesto concreto predominante dos grupos que fizeram a novena que foi encerrada nas capelas das comunidades. “Encerramos a novena na capela de nossa comunidade com a participação de cerca de cem pessoas”, contou a coordenadora paroquial dos GR, Lúcia Silva Fontes, da comunidade de Santa Terezinha, no Vale do Sol.

Na avaliação da coordenação, o texto da novena deste ano estava mais leve e favoreceu à participação de todos. Muitos sentiram a falta do “fato da vida” que, neste ano, não veio escrito no livrinho da novena. A sugestão era que os próprios grupos contassem fatos ligados à vida dos participantes. “Muitos ficam inibidos e acabam não contando fatos da vida. Quando o livrinho traz o fato, fica melhor”, observou Luzia Silva Miranda Cabral, da comunidade da Barrinha.

Um dos resultados esperados da novena de natal é que os novos grupos que se formaram para a preparação do natal continuem se reunindo para refletir os roteiros dos grupos de reflexão.

gr2Campanha da Fraternidade

A coordenadora paroquial apresentou ao grupo o roteiro para o mês de janeiro que falará sobre a Campanha da Fraternidade. “Os roteiros dos meses de janeiro, fevereiro e março trarão como tema a Campanha da Fraternidade que, neste ano, falará sobre a amizade social com o lema ‘vós sois todos irmãos’”, explicou o pároco da paróquia São João Batista, padre Geraldo Martins Dias.

Padre Geraldo orientou que as coordenadoras incentivem os dirigentes dos grupos a prepararem bem os encontros, cuidando, especialmente, das perguntas para o plenário e anotando as respostas dos grupos para serem partilhadas no plenário. “O plenário é a vida dos Grupos de Reflexão. Dele devem participar todos os membros de todos os grupos. É o momento de partilhar o conhecimento de todos os grupos”, explicou.  

Ano Missionário

O pároco apresentou aos participantes da reunião a programação do Ano Missionário Paroquial (AMP) que será aberto no próximo dia 18 de fevereiro. Ele chamou a atenção para a importância do envolvimento dos GR nas atividades programadas para esse ano. “Queremos, com o Ano Missionário Paroquial, reanimar nossas comunidades e aumentar o número dos Grupos de Reflexão. Por isso é muito importante o envolvimento de todos nas atividades que estamos planejando para cada mês em todas as comunidades”, disse.