Paroquial

Corpus Christi celebra solenemente Cristo na Eucaristia

Ontem, dia 19/06, a Paróquia São João Batista celebrou a liturgia de Corpus Christi em duas missas na igreja de São João Batista, às 8 (com procissão) e às 19h, como parte da novena do padroeiro. Pela manhã, a missa foi presidida pelo Pe Geraldo Martins e à noite pelo Pe. Anderson Eduardo de Paiva.


Publicado em: 20/06/2025 10:34:00

Corpus Christi celebra solenemente Cristo na Eucaristia

A celebração de Corpus Christi, cujo nome em latim significa “Corpo de Cristo”, é uma das festas mais importantes do calendário litúrgico da Igreja Católica. Sua principal finalidade é celebrar solenemente a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.  

Na homilia, o pároco, Pe Geraldo Martins, que presidiu a missa da manhã, explicou a origem da festa de Corpus Christi quando a humanidade passava por muitas transformações e havia uma tendência à negligência com os valores da fé. Por isso, em 1264, o Papa Urbano IV instituiu oficialmente a solenidade, incentivando sua celebração em todo o mundo.

“Com esta festa, a Igreja que testemunhar publicamente a fé na Eucaristia. Atualmente também passamos por uma secularização dos valores. Por isso é importante celebrá-la”, disse Pe Geraldo. A partir das leituras proclamadas, descreveu a Eucaristia como sacrifício, alimento e compromisso.

Em primeiro lugar, sublinhou que em toda celebração eucarística atualiza-se o mistério da morte e ressurreição de Cristo. Assim, toda missa é imolação do Senhor que se entrega por amor à humanidade e quando o sacerdote invoca o Espírito Santo e eleva a hóstia, é o próprio Cristo que o faz. Citou Santo Tomás de Aquino que dizia que Eucaristia é o maior de todos os milagres que Cristo realizou e continua realizando.  

A seguir, padre Geraldo reforçou que Eucaristia é alimento, pois na ceia com seus apóstolos Jesus disse “Este é o meu Corpo. Tomai e comei. Este é o meu Sangue. Tomai e bebei”. Também explicou que a adoração ao Santíssimo Sacramento só começou muitos séculos depois de Jesus tê-la apresentado como alimento. “A adoração é importante, mas muito mais importante é se alimentar dela. A missa é lugar de comungar a Eucaristia, a Palavra e os valores de Cristo para viver como Ele viveu”, enfatizou.

O terceiro ponto destacado pelo pároco foi que a Eucaristia é compromisso com os irmãos e só está em comunhão com Cristo aquele que tem as suas ações parecidas com as dele. “A Eucaristia deve nos fazer sensíveis às necessidades dos irmãos e nos tornar alimento para eles. A pessoa que comunga, mas é indiferente ao outro não comunga Cristo. Quem não é capaz de partilhar não comunga verdadeiramente o Cristo. A comunhão verdadeira tem que fazer nascer dentro de nós o compromisso de transformar a sociedade, para que o Reino se faça presente entre nós”, concluiu.

Após a missa, a procissão com o Santíssimo Sacramento percorreu algumas ruas do bairro Nova Era e voltou para a igreja de São João Batista para a bênção final. Os fiéis acompanham com orações e cantos, a procissão que teve início sobre tapetes coloridos preparados por crianças da catequese paroquial.

 

                                                                               Clique  AQUI para ver as fotos da missa da manhã.