Paroquial

CPP discute agenda de trabalhos pastorais

Presidido pelo pároco, Pe Geraldo Martins, e com a presença do Pe João Batista Barbosa, dos coordenadores comunitários e das diversas pastorais, o Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) da Paróquia São João Batista se reuniu na manhã do sábado, dia 03/06, para dar continuidade aos trabalhos iniciados e planejar novas ações para 2023 e 2024.


Publicado em: 04/06/2023 11:46:00

CPP discute agenda de trabalhos pastorais

O Conselho Pastoral (CPP) é um organismo criado para estabelecer conexão e diálogo pastoral, gerando representatividade e participação na ação evangelizadora das comunidades paroquiais, como instrumento de comunhão eclesial. 

Um dos assuntos discutidos foi a Semana Social Brasileira que será realizada de 24 a 28 de julho na Igreja de São João Batista. A semana é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e se insere num processo amplo de colaboração para a transformação da sociedade, envolvendo as pastorais sociais, os movimentos populares e as organizações sociais. 

Para efetividade do evento, os Grupos de Reflexão da paróquia devem substituir os encontros de reflexão pela participação da programação dessa semana, que será encerrada com a festa do trabalhador Rural na Comunidade Nossa Senhora das Graças. De forma a valorizar os trabalhadores rurais e refletir sobre suas demandas, o CPP conta com grande participação dos paroquianos.

Em seguida, o pároco propôs que 2024, quando se comemora, o 20º ano de instituição da Paróquia São João Batista, seja um ano de ampla ação missionária: “Só seremos igreja se formos missionários”, disse. Para preparar essa ação, o CPP propôs a criação de uma comissão intitulada GAM (Grupo de Animação Missionária) que irá preparar a programação e instruir os missionários.  

A reunião tratou ainda dos Grupos de Reflexão que terão sua plenária em setembro próximo. O pároco destacou a importância de investimento nesses grupos e da participação de todos os agentes de pastorais: "Sonho com uma Igreja onde todos os agentes participem dos Grupos de Reflexão", partilhou. 

Para encerrar, Padre Geraldo reforçou as orientações sobre a festa de São João Batista, de forma que os agentes valorizarem a acolhida e a comunhão entre os participantes, além de priorizarem a participação nas celebrações litúrgicas.