Paroquial

Crianças de Santa Terezinha e São Judas recebem a Primeira Eucaristia 

Ao longo do mês de julho, mais de cem crianças da paróquia São João Batista deverão receber, pela primeira vez, o sacramento da eucaristia. No ano passado, essa celebração foi suspensa por causa da pandemia, sendo retomada agora com restrição de participação por causa da Covid-19


Publicado em: 05/07/2021 17:01:00

Crianças de Santa Terezinha e São Judas recebem a Primeira Eucaristia 

A paróquia São João Batista começou, no último final de semana, as celebrações da Primeira Eucaristia das crianças e adolescentes de suas quatorze comunidades. No sábado, 3, às 19h, a comunidade Santa Terezinha, no bairro Vale do Sol, abriu as celebrações com a primeira eucaristia de 14 crianças. No dia seguinte, foi a vez da comunidade São Judas, no bairro Barrinha, que participou da missa às 9h30 em que 16 crianças receberam, pela primeira vez, o Corpo e Sangue de Jesus.

As duas celebrações foram presididas pelo pároco, padre Geraldo Martins, na igreja São João Batista. A coordenação da catequese optou pelas celebrações na igreja matriz para favorecer a participação de familiares das crianças, uma vez que as capelas das comunidades são pequenas e dificultariam a presença dos familiares por causa das restrições de participação impostas pela pandemia.

“A Eucaristia é mistério de fé, é alimento e é compromisso”, disse o pároco ao explicar às crianças da comunidade de Santa Terezinha o sentido do sacramento que estavam para receber pela primeira vez. “É mistério de fé porque celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. É alimento porque Jesus se dá a nós como alimento ao dizer ‘Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem come deste pão, vive para sempre’. E é compromisso porque a pessoa que comunga deve agir do jeito de Jesus, procurando fazer o bem, especialmente, aos mais pobres”, ressaltou o pároco.

Às crianças da comunidade de São Judas, no domingo, 4, padre Geraldo disse o que ocorre quando a pessoa recebe a eucaristia. “Em primeiro lugar, Jesus permanece na pessoa que comunga. Foi Ele mesmo quem disse: ‘quem come minha carne e bebe meu sangue, permanece em mim e eu nele’”, disse. “Em segundo lugar, a eucaristia alimenta a vida e o espírito da pessoa a fim de que ela tenha força para vencer as tentações. Foi Cristo quem falou: ‘Meu corpo é comida; meu sangue é bebida’. E, em terceiro lugar, a eucaristia nos garante a vida eterna como nos ensinou Jesus”, acrescentou.

Antes de receber a eucaristia, as crianças renovaram as promessas de seu batismo. Com as velas acesas, elas renunciaram à vida de pecado e professaram sua fé. O pároco, dirigindo-se aos pais e padrinhos das crianças, agradeceu-lhes por acompanharem seus filhos e os educarem na fé. “Se estamos aqui, nesse momento, devemos agradecer a vocês, pais, por cumprirem o compromisso assumido no dia do batismo de seus filhos de educá-los na fé. Peço-lhes que continuem sendo testemunho e exemplo de fé para eles”, exortou o pároco.

As próximas celebrações da Primeira Eucaristia serão para as crianças da comunidade do Divino Espírito Santo (bairro Laranjal), no sábado, dia 10, às 19h, e da comunidade de São João Batista (bairro Nova Era), no domingo, dia 11, às 9h30. Ambas as celebrações ocorrerão na igreja São João Batista. Na quarta-feira, 7, padre Geraldo ouvirá a confissão das crianças pela manhã e à tarde em sua preparação para a missa da Primeira Eucaristia.

Veja as fotos

Fonte: Secretaria paroquial

Leia outras notícias