Paroquial

Dom Lauro preside missa na igreja de São João Batista

Ordenado bispo no último dia 25 de janeiro, dom Lauro tem visitado e celebrado em várias paróquias da Arquidiocese de Mariana antes de assumir a diocese de Colatina, no estado do Espírito Santo, na próxima quarta-feira, 2 de fevereiro. 


Publicado em: 31/01/2022 10:10:00

Dom Lauro preside missa na igreja de São João Batista

O novo bispo de Colatina (ES), dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, presidiu a missa das 9h30 neste domingo, 30, na igreja de São João Batista, em Viçosa. Ordenado bispo na última terça-feira, 25 de janeiro, na igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG), onde foi pároco por sete anos e meio, dom Lauro assume a diocese de Colatina na próxima quarta-feira, 2, festa litúrgica da Apresentação do Senhor.  

Com alegria e bom humor, o novo bispo iniciou a celebração explicando o significado das vestes usadas pelos bispos e destacou a unção que recebeu no dia da ordenação. “Dom Airtom não economizou no óleo... Meu solidéu ficou todo molhado”, disse em tom descontraído. 

Dom Lauro falou também de sua alegria ao celebrar na igreja de São João Batista, antes de viajar para Colatina. Afirmou que tem grande carinho pela paróquia e, especialmente por seu pároco, com quem cultiva forte amizade há muitos anos.

O bispo apontou “os dois grandes temas apresentados pela liturgia deste domingo: profecia e caridade”. Ele explicou a essencialidade da profecia na vida da Igreja. “Uma comunidade que não é profética está traindo a missão recebida no batismo”, disse. “A Igreja não pode ter um programa diferente do programa de Cristo. A verdadeira profecia deve ser marcada pela caridade e a caridade deve ser sempre profética”, completou. 

Segundo o bispo, “nós não anunciamos a nossa própria palavra, mas a Palavra de Salvação, que é Cristo Jesus”. “Ninguém pode vir à missa e continuar do mesmo jeito. A Palavra tem que iluminar nosso comportamento e transformar nossa existência. Nossa fraqueza é quando tentamos manipular a Palavra para atingir nossos próprios objetivos”, pontuou.

O pároco da paróquia São João Batista, padre Geraldo Martins, agradeceu a presença de dom Lauro e, servindo-se do profeta Jeremias, acentuou o profetismo vivido por dom Lauro no exercício de seu ministério presbiteral. “Nos tempos atuais, precisamos muito de profetas que tenham a coragem de Jesus e você, dom Lauro, continuará sendo um grande profeta, com a caridade que sempre impulsionará seu ministério. Mesmo bispo de Colatina, você não deixará de ser da Arquidiocese de Mariana”, disse.

Num gesto surpreendente, dom Lauro, ao final, beijou os pés do padre Geraldo que retribuiu com um forte, emocionado e demorado abraço, seguido por forte aplauso da Assembleia. 

Veja as fotos

 

Fonte: PASCOM

Leia outras notícias